Nome da ABAR ganha versão mais moderna a partir deste início de 2023

238

Para se atualizar e representar de maneira mais fiel seus associados, na assembleia geral ordinária de dezembro foi definido que a ABAR passa a se chamar Associação Brasileira de Agências Reguladoras. O termo incorpora nomenclatura corrente das entidades, que vem se expandindo entre os entes subnacionais. O nome anterior da ABAR por extenso era Associação Brasileira de Agências de Regulação. A modernização já pode ser percebida no site, nas redes sociais e em todos os documentos da ABAR a partir deste início de 2023.

A ABAR representa, atualmente, 68 agências, em todas as unidades federativas do país. Há menos de um ano sob a presidência do engenheiro Vinícius Benevides, diretor da Adasa-DF, eleito para o biênio 2022-2024, a entidade passou por uma revisão de seu Plano de Ações, incluiu o evento nacional da regulação em seu calendário, expandiu acordos e parcerias com instituições nacionais e internacionais, aprovou uma carta de princípios da regulação brasileira e ampliou seu papel de capacitação de pessoas para atuar no segmento.

A mudança de nome da ABAR foi uma entre as diversas atualizações aprovadas na assembleia geral ordinária de 19 de dezembro. Entre outras mudanças estiveram a inclusão de mais um suplente na diretoria, a formalização em estatuto de que o Congresso Brasileiro de Regulação será realizado todos os anos ímpares, no mês de novembro, e que o Encontro Nacional das Agências Reguladoras será realizado em todos os anos pares.