O Projeto de Normatização e Capacitação sobre Soluções Alternativas foi especialmente encomendado pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) para dar suporte às entidades reguladoras infranacionais no atendimento de um dos itens obrigatórios da Norma de Referência n° 08/2024, aprovada pela Resolução ANA n° 192/2024.
Por meio da NR n° 08/2024, a ANA estabeleceu que as entidades reguladoras deverão definir em norma o que são soluções alternativas adequadas. Diante dessa competência atribuída aos reguladores, surgem dúvidas sobre quais seriam, considerando o contexto brasileiro, as soluções alternativas adequadas para o abastecimento de água e esgotamento sanitário. A fim de apoiar as entidades reguladoras filiadas à ABAR e minimizar os descompassos das soluções definidas como adequadas por diferentes reguladoras, a ABAR promoverá o Projeto de Normatização e Capacitação sobre Soluções Alternativas.
A ser entregue dia 15 de novembro de 2024, o plano de trabalho contém a apresentação da metodologia e o detalhamento das atividades que serão realizadas para a execução dos documentos orientativos.
A ser realizado em 10 de dezembro de 2024, às 10 horas, esse evento ocorrerá virtualmente com a equipe da RPG-Reinfra Consultoria com o intuito de promover uma exposição inicial sobre o assunto e propiciar um ambiente para troca de experiências e coleta de subsídios para o desenvolvimento das etapas posteriores.
A ser entregue em fevereiro de 2025, o projeto disponibilizará aos inscritos um documento basilar com os principais aspectos que precisam ser compreendidos para fomentar a construção dos instrumentos normativos sobre as soluções alternativas no contexto brasileiro.
A ser entregue em fevereiro de 2025, uma proposta de resolução sobre as soluções alternativas adequadas, adaptáveis aos contextos regulatórios das diferentes entidades reguladoras.
A ser entregue em fevereiro de 2025, uma proposta de Análise de Impacto Regulatório (AIR), as quais poderão ser adaptadas pelas entidades reguladoras aos seus contextos regulatórios.
A ser realizado nos dias 26 e 27 de março de 2025, em Aracaju/SE, o evento presencial contará com a presença de Rui Cunha Marques e sua equipe, os quais prepararão os inscritos para a normatização das soluções alternativas, aprofundando-se na aplicação prática dos aspectos técnicos, fiscalizatórios e tarifários relacionados à temática. Com carga horária de 16 horas, a capacitação será o marco final do projeto.
O professor doutor Rui Cunha Marques tem formação em diferentes campos do conhecimento, como engenharia, economia, regulação e direito público. Como professor universitário, atuou em vários países (Portugal, Austrália, Estados Unidos, Itália e Brasil), foi também pesquisador no importante Centro de Pesquisa em Serviços Públicos da Universidade da Flórida (PURC/UF) e é editor associado de diversos periódicos científicos da área de regulação e recursos hídricos. Foi apontado, em levantamento da Universidade de Stanford, na lista dos 2% cientistas mais citados no mundo. Atualmente é consultor do Banco Mundial e do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB). Como consultor privado, conduziu projetos em países dos cinco continentes, inclusive o Brasil, onde auxiliou a ANA no desenvolvimento das Normas de Referência para os serviços de saneamento básico. É palestrante de eventos da ABAR, tendo participado do XIII Congresso Brasileiro de Regulação e da última reunião da Câmara Técnica de Saneamento e Recursos Hídricos da ABAR.
Ao se inscrever nesse projeto, sua entidade reguladora dará mais um passo rumo ao cumprimento das normas de referência da ANA, especialmente no que se refere à normatização das soluções alternativas adequadas.
Ainda, sendo parte deste projeto, você contribuirá para um ambiente regulatório homogêneo quanto às soluções alternativas consideradas adequadas, evitando o descolamento de entendimento entre as entidades reguladoras e uma possível segregação entre entidades mais rigorosas e menos rigorosas nesse tema.
Adicionalmente, há de se destacar o custo-benefício para os inscritos, tendo em vista que o valor do projeto é substancialmente inferior ao que seria pago por uma consultoria específica para uma entidade reguladora realizar este processo de normatização.
Por fim, vale ressaltar a alta qualificação da consultoria contratada, reconhecida mundialmente por sua expertise em regulação em diversos países.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) definiu em sua Norma de Referência n° 08/2024 que, até maio de 2025, as agências reguladoras infranacionais deverão ter normatizado as soluções alternativas de água e esgoto. Solução alternativa, conforme a norma da ANA, é o “método de abastecimento de água ou esgotamento sanitário, individual ou coletivo, considerado adequado, conforme regulamento da entidade reguladora infranacional em locais sem disponibilidade de rede pública”.
R$ 6.600
R$7.700