
A Rede de Reguladores de Serviços de Água e Saneamento de Língua Oficial Portuguesa (LusoReg) convida reguladores brasileiros para um debate, nesta sexta-feira (26/9), a partir das 10 horas (Brasília) sobre regulação e políticas públicas. Os convidados representam agências que regulam recursos hídricos e saneamento de três países. Carlos Roberto de Oliveira é diretor da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), Marize Gominho é a presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), de Cabo Verde, e Ricardo Amòs é assessor do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Águas e Saneamento (AURA), de Moçambique. A moderação ficará a cargo de Jorge Gonçalves, do LIS-Water.
A participação é gratuita e exclusiva para os membros da Rede de Reguladores de Serviços de Água e Saneamento de Língua Oficial Portuguesa, mediante preenchimento do formulário de inscrição acessível pelo link https://forms.gle/4eqjZSQX56TRP6hz5.
O webinar poderá ser acompanhado através deste link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YmUwNjliM2QtZDEyYy00NTI3LWJkMTAtZDVkMTI1ZjZhYzEw%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%223a3895f7-2227-4afb-b425-37e770dc16b5%22%2c%22Oid%22%3a%22b0821889-bfab-49e0-ad39-1e1e29e8eb5c%22%7d
Ciclo de debates
O debate virtual faz parte do Ciclo de webinars “Regulação de Serviços de Água e Saneamento face às Alterações Climáticas”, que a LusoReg transmite pela plataforma Microsoft Teams. O encontro será um espaço de partilha e reflexão conjunta sobre como a articulação entre políticas públicas e regulação pode reforçar a eficácia, a eficiência e a sustentabilidade dos serviços de água e saneamento. Pretende-se ainda refletir sobre a importância da regulação como ponte entre a formulação de políticas e a prática no terreno, destacando experiências lusófonas e os principais desafios para fortalecer a eficácia regulatória.
Conteúdo em destaque:
- Como a regulação traduz políticas em práticas concretas
- Experiências de países de língua portuguesa na coordenação institucional
- Desafios e oportunidades para reforçar a eficácia regulatória


