O presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), Vinícius Benevides, representou a entidade na cerimônia de abertura do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES). Considerado o maior evento do setor no país, o Congresso foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), entre 25 e 28 de maio, em Brasília. A ABES é instituição parceira da ABAR, um convênio entre as entidades garante aos associados da ABES descontos nos cursos oferecidos pela ABAR.
Em sua fala na solenidade de abertura, o presidente da ABAR lembrou que agências associadas à ABAR são responsáveis por regular cerca de 90% dos serviços de saneamento do Brasil. Benevides defendeu ainda o investimento feito pela associação na capacitação técnica dos reguladores brasileiros. “É um esforço muito grande feito pela ABAR para colocar em nível harmônico, em termos de conhecimento, os quadros de pessoal das agências reguladoras brasileiras. Nos dois últimos anos, nos diversos cursos, webinares, reuniões de Câmaras Técnicas e outros eventos de formação, atingimos 15 mil pessoas, sendo que a estimativa é que nossas agências tenham 12 mil reguladores hoje”, afirmou Benevides.
O presidente da ABAR ressaltou a importância da universalização do saneamento, que requer mais investimento que o volume atualmente investido. Se a tarifa social tem relevância inegável, vai demandar reequilíbrio nos contratos para incluir a população vulnerável economicamente, segundo Benevides. Em um cenário de mudanças climáticas, grandes secas e enchentes pressionam cada vez mais a prestação dos serviços de saneamento básico. Por fim, o presidente da ABAR advogou a necessidade de fortalecer as agências reguladoras, que estão com graves problemas, devido à redução de orçamento e ao excesso de diretores substitutos, que assumem os postos na interinidade por falta de nomeação dos titulares.

Autoridades
Participaram da cerimônia o presidente nacional da ABES, Marcel Sanches, o presidente da Seção do Distrito Federal da ABES, Fuad Moura, a presidente do Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos de para Saneamento Básico e Ambiental (SINDESAM), Maria Estela Testa, a diretora-executiva da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos e Água e Esgoto (ABCON/SINDCOM), Cristiane Dias, o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Alexandre Kepler, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), Luís Antônio Reis, o presidente do Conselho Latino-Americano da Água, Benedito Braga, o presidente da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rolando Chamy, o presidente da Asociação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), Rodopiano Marques Evangelista, o presidente da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Alexandre Mota, e a presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sanchez.


