sábado, setembro 18, 2021

Durante a época de prevenção à disseminação do Coronavirus, em abril de 2020, a ABAR iniciou seu projeto de seminários online gratuitos e abertos ao público. Confira abaixo a agenda dos próximos eventos e as gravações dos anteriores.

Para assistir ao webinar, é necessário fazer a inscrição. Para isso, é necessário ter uma conta no Zoom. Ainda não tem? Crie uma gratuitamente. Após a inscrição, o link de acesso será enviado ao seu email de cadastro. Para assistir do celular, recomendamos que faça o download do app Zoom Meetings.

Próximas edições

WEBINAR ABAR: Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD

Dia 28/09/2021, às 15 horas.

Frank Ned Santa Cruz de Oliveira – Advogado do Santa Cruz Direito & Tecnologia.

Especialista em Segurança Eletrônica, Guerra Cibernética e Inteligêgia Artificial possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia e gestão, tendo atuado no projeto de segurança da informção dos principais bancos nacionais, tais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, BMG entre outros. Participou da equipe de segurança junto ao TSE na primeira eleição eletrônica do país.

Experiência na elaboração de arquitetura de segurança de grande DataCenters no Brasil, Estados Unidos e França. Especificou e coordenou a implantação do SOC – Security Operation Center da BrasilTelecom. Experiência em monitoramento e resposta a incidentes de segurança da informação. Foi gerente de segurança da informação da BrasilTelecom e por 6 anos respondeu pela diretoria de operações da GAS Tecnologa, empresa do grupo DIEBOLD, onde estruturou e implantou diversas políticas, processos e procedimentos operacionais.

Formação:
· Professor de Direito Digital – Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) (2017 – 2019)

· Professor de Inteligência Artificial – Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) (2020 – )

· Professor de Direito Digital/Eletrônico e tecnologias jurídicas Centro Universitário UDF (2020 – )

· Professor na Escola Superior de Advocacia DF (2016 – )

· Coordenado do Grupo de pesquisa Humanidades Computacionas do Centro universitário UDF (2020 – )

· Membro da Comissão de TI da OAB/DF (2016 – )

· Membro do Grupo de Pesquisa de Retórica e Argumentação Jurídica na Faculdade de Direito Unb (GPRAJ)(2015 – )

· Membro da Grupo de Pesquisa Culturas, Humanidades e Computacionais (USP)(2018 – )

· Membro do Centro Internacional de Estudos Peircianos (Semiótica) (PUC/SP) (2019 – )

· Membro da International Association for Artificial Intelligence and Law (IAAIL) (2015 – )

· Membro da Association for the Advancement of Artificial Intelligence (AAAI) (2015 – )

· Mestre em Ciências da Computação pela Universidade de Brasília – UnB (Objeto de pesquisa: Gestão de Riscos e Inteligência Artificial)

· Pós-graduação em Gestão da Segurança e Defesa Cibernéticas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

· Bacharel em Direito pelo UNICEUB

· Analista de sistemas pela AGF/UnB

Academia:
· Palestrante em conferências no Brasil.
· Publicou dezenas de artigos acadêmicos em revistas especializadas

Alisson José Maia Melo – Analista de Regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE).

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor titular do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), Ceará. Graduação em Direito (UFC); Especialização em Direito Tributário (FA7); Mestrado em Direito (UFC);

Webinar ABAR: “Regulando para um saneamento inclusivo em toda a cidade: lançamento da chamada para ação no Brasil e em Portugal”

Data: 19 de outubro de 2021

Horário (de Brasília): 10 horas

Ao perceber que bilhões de pessoas ao redor do mundo não tem acesso aos serviços de saneamento, é possível compreender que sua universalização não é uma tarefa simples. Para que o direito humano à água seja efetivamente exercido, é inquestionável que os diversos atores correlatos a essa área se engajem. Diante desses fatos surgiu o Citywide Inclusive Sanitation ou Saneamento inclusivo para toda cidade, uma iniciativa da International Water Association (IWA) com o intuito de alavancar ações encabeçadas pelo poder público rumo ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6.2, o qual pretende, até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

Dentre esses vários atores do poder público, a regulação pode assumir um papel protagonista nesse processo. É justamente sobre esse papel que o Webinar irá tratar. Na oportunidade, também será lançada a versão em português do documento produzido pela IWA denominado Call to Action, que é uma chamada para ação dos reguladores de todo mundo na mobilização de ações para universalização.

1) Otávio Hamdan – Presidente do Comitê de Inovação e Analista Fiscal e de Regulação da Arsae-MG

Presidente do Comitê de Inovação e Analista Fiscal e de Regulação da Arsae-MG. Professor na Faculdade Pitágoras. Engenheiro Químico pela Universidade Federal de São João del-Rei, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG e Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG.

 

2) Daniela Bemfica – Diretora de Programas Estratégicos / International Water Association (IWA)

Diretora de Programas Estratégicos da International Water Association (IWA). Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental também pela UFRGS e Doutoranda em Planejamento do Território na Universidade do Porto. Foi servidora da Prefeitura de Porto Alegre e trabalhou no Departamento de Esgotos Pluvial (DEP).

 

3) Hugo Pacheco

Presidente do Conselho de Diretores / Water and Waste Services Regulation Authority of Azores (ERSARA)

formado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Desde 2003 que desenvolve a sua atividade profissional no domínio do ambiente, com principal destaque nos sectores do abastecimento de água, esgotamento sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.Entre 2009 e 2010 foi assessor do Secretário Regional do Ambiente e Mar, durante o X Governo Regional dos Açores. Desde junho de 2010, é Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA). Desde novembro de 2020, é Vice-presidente da WAREG – European Water Regulator, a rede europeia de Agências Regulatórias do Sector do Abastecimento de Água. No âmbito da WAREG presidiu em 2018 à Força de Tarefa responsável pela emissão do parecer à Comissão Europeia sobre a proposta de Diretiva Europeia para a Qualidade da Água, presidindo desde essa altura à Força de Tarefa EU Monitoring.

Em 2020 iniciou a presidência da Força de Tarefa para a avaliação da qualidade dos serviços de esgotamento sanitário, a Task Force KPI for Sanitation. É representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e membro efetivo do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS) e da Associação Bandeira Azul. Ao longo do seu percurso profissional tem participado em diferentes eventos nacionais e internacionais na qualidade de palestrante, destacando-se a participação no Fórum Mundial da Água em 2018 na cidade de Brasília, no X e XI Congresso Brasileiro de Regulação, no 3º ENARMIS, no 2º Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Iberto-Americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa, bem como no Fórum Mundial de Reguladores da IWA em Lisboa, Londres e Buenos Aires.

Luíza Kaschny Borges Burgardt – Gerente de Fiscalização na Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC

Engenharia Ambiental e Sanitária e de Segurança do Trabalho, com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, sendo que atualmente está finalizando a especialização em Auditoria e Gestão Empresarial. Atua há 6 anos como Gerente de Fiscalização na Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, onde trabalha no setor de saneamento básico na área de fiscalização técnico-operacional e de qualidade, bem como na área de regulação e estudos tarifários. É instrutora do curso da Metodologia ACERTAR. E coordenadora do Grupo Temático de Qualidade de Serviços e de Proteção de Mananciais da CTSAN/ABAR.

Webinar #52 – Em breve

Edições anteriores