Projeto MAIS Água & Esgoto da Arsae-MG totaliza 670 avaliações em 640 municípios

204

São expressivos os resultados do Projeto MAIS Água & Esgoto da Arsae-MG. O Projeto tem como objetivo avaliar – de forma remota – os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário a partir de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Agência. De fevereiro até maio deste ano, 96 municípios mineiros foram avaliados pela Agência, que identificou 1610 pontos de melhorias. O projeto teve início em 2018, e até maio de 2023 já foram realizadas 670 avaliações em 640 municípios – tiveram municípios que foram avaliados mais de uma vez – e identificadas mais de 11 mil constatações. Os principais resultados foram: melhoria significativa dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos municípios avaliados, apoio às fiscalizações presenciais e remotas, economia de tempo e de recursos e aumento da abrangência de atuação da Arsae-MG, cobrindo municípios que foram fiscalizados a mais tempo ou que serão fiscalizados conforme programação.

Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários. Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram averiguados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e a eficiência no tratamento de esgoto. Como referência, foram utilizadas Resoluções da Arsae-MG e parâmetros técnicos. A partir desta avaliação é possível identificar problemas de ausência de informações, inconsistências nos dados e mau desempenho nos serviços prestados à população. Todos os problemas são enviados aos prestadores por meio de um Relatório Técnico. “O Projeto não tem o intuito sancionatório, mas sim educativo, visando apontar inconsistências para que providências, melhorias ou ajustes de dados sejam realizados por parte do Prestador”, explica a gerente de Informações Operacionais, Luciane Linces.

Confira a lista dos 96 municípios avaliados neste ano:

São Francisco, Catuti, Ninheira, Ladainha, Eugenópolis, Presidente Olegário, Prata, Divisa Alegre, Brumadinho, Padre Paraíso, Iturama, Arinos, Indianópolis, Matias Barbosa, Florestal, São João do Paraíso, Novo Cruzeiro, Santa Maria de Itabira, Oliveira Fortes, São Romão, Confins, Fronteira, Limeira do Oeste, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Japonvar, Salinas, Capelinha, Além Paraíba, Serranópolis de Minas, Esmeraldas, Leopoldina, Nanuque, Jacinto, Jordânia, Itapeva, Icaraí de Minas, Lavras, Monte Santo de Minas, Laranjal, Abadia dos Dourados, Santo Antônio do Jacinto, Pirajuba, Taiobeiras, Berizal, Barbacena, Capinópolis, Datas, Pequeri, Salinas, Capelinha, Jacinto, Jordânia, Santo Antônio do Jacinto, Taiobeiras, Dom Joaquim, Nova Resende, Santa Luzia, Montalvânia, Descoberto, Santo Antônio do Retiro, Riacho dos Machados, Gurinhatã, Arantina, Januária, Mar de Espanha, Natalândia, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Aventureiro, Pintópolis, Patis, Santos Dumont, Rosário da Limeira, Belo Oriente, Jenipapo de Minas, São Gotardo, Ataléia, Aricanduva, Estrela do Sul, Ataléia, Borda Da Mata, João Pinheiro, Luislândia, Monte Belo, Mutum, Montes Claros, Passabém, Santo Antônio Do Monte, São João Del Rei, São Sebastião Do Paraíso, Antônio Prado de Minas, Varzelândia, Coração de Jesus, Buritis, Santa Bárbara do Tugúrio, Medeiros, Patos de Minas, Maria da Fé, Guaxupé, Maripá de Minas, Mato Verde, Conquista, Riachinho, Itacarambi.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em http://www.arsae.mg.gov.br/projeto-mais-agua-e-esgoto/

Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:
Facebook: /arsaemg e Instagram: @arsaemg

Fotos e logos da Arsae-MG em alta qualidade: https://www.flickr.com/photos/arsaemg