Hidráulica e Controle Econômico de Perdas para Prestadores e Reguladores

0
COMPARTILHAMENTOS
194
VISUALIZAÇÕES
Dias
Horas
Minutos
Segundos

Sobre o Curso

Objetivo: apresentar aos gestores e demais profissionais das Empresas de Saneamento e Agências Reguladoras do Setor de Saneamento, com formações acadêmicas das mais diversas, as noções gerais de hidráulica e operação de sistemas de abastecimento de água, com vistas a entender e dar suporte às atividades de fiscalização e regulação das ações de controle de perdas realizadas pelos Prestadores de Serviços de Saneamento, junto dos conceitos gerais de avaliação do Nível Econômico de Perdas. Visa apresentar, de forma clara e objetiva e com exemplos numéricos, tanto os conceitos gerais de pressão e vazão quanto o retorno factível em termos volumétricos e econômicos dos programas de controle de perdas, formando massa crítica em relação ao tema. Apresenta aspectos práticos a serem verificados em relação às perdas que vão além do indicador final, mas também as estruturas, processos e elementos que influenciam cada componente das perdas e que são objeto de atenção regulatória, capacitando não apenas os reguladores, mas também os regulados que recebem as ações de fiscalização.

Conteúdo do Curso

1. Definição de pressão na rede, como medir, suas unidades usuais, o porquê da sua variação ao longo do dia e aplicações práticas no dia a dia 2. Definição de velocidade e sua relação com a medição de vazão e volume nos sistemas de água – medição de vazão 3. Conceito de perda e carga e plano piezométrico sua utilidade na localização de vazamentos ou obstruções e de mistura de setores de distribuição 4. Como aumentar a capacidade de vazão de adutoras e redes existentes 5. Como realizar testes de recebimento de novas redes e linhas de recalque 6. Porque a regulagem de registros de manobra não é controle de pressão 7. Diferença entre monitorar nível de reservatório e pressão na rede 8. Definição de perdas reais e aparentes 9. Indicadores nacionais e internacionais 10. Como as perdas crescem mesmo sem fazer nada 11. Balanço Hídrico: modelos e formas de aplicação 12. Como determinar a perda real 13. Como determinar a perda por submedição de hidrômetros 14. Pontos de ação para controle de perdas – o que realmente produz resultados e como quantificá-los 15. Panorama das perdas no Brasil 16. Definição de metas para redução de perdas à luz da Lei federal nº 14.026/2020, Norma de Referência NR nº 02/ANA e Portaria nº 490/2021 17. Processos internos às empresas de Saneamento que concorrem para o controle de perdas 18. Aspectos de fiscalização e regulação associados ao controle de perdas – check-list 19. Conceito de Nível Econômico de Perdas e exemplos de aplicação 20. Oficina de cálculo de Balanço Hídrico e Nível Econômico de Perdas – composição de Plano de Ação

Público Alvo

Servidores técnicos e analistas, coordenadores, gerentes e diretores dos Prestadores de Serviços e das Agências Reguladoras de abastecimento de água e esgotamento sanitário de empresas públicas ou privadas.

Informações do Curso

Investimento

R$1.100,00

Realizar Inscrição

Instrutores

Daniel Manzi

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP-São Carlos e Doutor em Engenharia Hidráulica pela UNICAMP. Foi Engenheiro e Diretor do Departamento de Operação e Manutenção do SEMAE Piracicaba e Consultor Sênior para América Latina em projetos de controle de perdas na Itron Inc e Coordenador de Fiscalização e de Regulação da Agência Reguladora ARES-PCJ. Atualmente é Professor universitário na Escola de Engenharia de Piracicaba e responsável técnico pela EXAQUA.com.br em estudos, projetos e consultorias em Hidráulica e Saneamento no Brasil e no exterior.

Informações Importantes

O servidor de agência associada à ABAR deverá encaminhar comprovante funcional (foto do crachá, cabeçalho do contra-cheque atual ou nomeação). A inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR. No ato de inscrição, utilize o cupom informado. Para enviar o comprovante basta enviar através do botão abaixo.

O desconto não é cumulativo e será calculado sobre o valor integral do curso.

Para ter direito ao desconto, os associados acima deverão, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da Associação no qual é vinculado, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para o e-mail inscricoes@abar.org.br. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.

Pagamentos via Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

Sobre as Aulas e Certificação

Este curso dá direito a certificado com emissão online, considerando os seguintes critérios:

As aulas serão realizadas através da plataforma Zoom. O aluno deverá possuir uma conta e o aplicativo instalado no dispositivo a ser utilizado para acesso às aulas ao vivo.

Próximo Post

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Enviar Comprovante

Você deverá encaminhar, através do formulário a baixo, o comprovante funcional. A sua inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR.

Tamanho máximo do arquivo de 2MB. Arquivos válidos PNJ, JPG e PDF