Agrese realiza audiência de mediação entre concessionário e usuários de gás natural

93
A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) realizou na última quinta-feira, 5, uma Audiência de Mediação entre a Concessionário Sergas, os usuários comercializadores de Gás Natural Comprimido (GNC), Metagás Natural e Gás Natural Veicular (GNV), Posto VB, com o objetivo de sanar divergências sobre a proposta de compartilhamento do equipamento de compressão entre os dois usuários.
Após discussões acerca do tema e das possibilidades, foram apresentados pontos e contrapontos, chegando-se à conclusão de que era possível fazer uma diferenciação dos consumos, por meio da telemetria e separação dos horários das atividades de cada usuário. Ficando acertado que os usuários e o concessionário irão formalizar um termo de ajustamento de conduta, no qual serão preconizados os critérios pertinentes para que este acordo ocorra.
A Agrese como mediadora entende que houve uma evolução nas discussões e a atividade de distribuição de GNC deve permanecer sendo realizada pela Metagás Natural. Esta parceria entre o Concessionário, Posto de Combustíveis e a Metagás deve favorecer o condomínio de usuários como um todo, por promover ações que permitam a interiorização do gás natural em regiões não atendidas na malha de distribuição.
O diretor da Câmara Técnica de Gás Canalizado da Agrese, Douglas Costa, pontuou que a Agência Reguladora conseguiu mais uma vez mitigar um ponto de discordância, chegando a um denominador que traz equilíbrio ao mercado local. “Agrese fez uso das suas atribuições como mediadora de temas dissidentes entre usuários, favorecendo a solução, trazendo subsídios técnicos, viabilizando diálogo entre os agentes de mercado, beneficiando dessa maneira o desenvolvimento do Estado”, explicou.