Agesan-RS firma convênio de regulação com Caxias do Sul

163

Na tarde de hoje (1º/3), a Agesan-RS firmou convênio de regulação com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul. A autarquia passa a ser fiscalizada pela agência, a qual também será responsável pelos estudos tarifários dos serviços de saneamento básico da cidade. O documento foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico; pelo diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti e diretor-geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, representando o presidente, o prefeito de Rolante Pedro Rippel.

Caxias do Sul tem estimativa de mais de 500 mil habitantes e é o segundo município mais populoso do Rio Grande do Sul. Gonzalez destacou a tecnicidade do trabalho desenvolvido pela agência e reforçou o compromisso com a qualidade em todos os processos da instituição. “Mesmo na condição de agência reguladora, nossa intenção sempre é atender melhor o usuário, dando mais condições técnicas para que possamos, juntos, atingir a satisfação e transparência na prestação dos serviços”, comentou o diretor-geral ao lembrar que a agência atende 44 municípios do Estado. Gonzalez também anunciou que a Agesan abrirá um escritório com sede em Caxias do Sul, nas proximidades do Samae, para que possam ouvir a população.

Meletti salientou que os servidores do Samae darão todas as condições necessárias para que a agência desempenhe de forma satisfatória o seu trabalho. “Por meio da agência reguladora, que é uma autarquia pública, teremos a padronização do sistema tarifário. Não caberá mais ao Samae, por exemplo, os estudos técnicos para novas tarifas. Todo esse trabalho será desenvolvido pela equipe da agência. Temos certeza que nosso convênio não terá um viés apenas fiscalizatório, mas sim colaborativo, visto toda a expertise da Agesan”, afirmou.

O ato ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com as presenças da vice-prefeita, Paula Ioris; do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Zé Dambrós; da diretora Administrativa e Financeira da Agesan-RS, Franciele Grings dos Santos, e do coordenador de Normatização e Fiscalização da agência, Vagner Mâncio.

Com informações do Samae