Agesan-RS apresenta metodologia de trabalho para Samae

166

Nessa segunda-feira (27), profissionais da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) reuniram-se com membros da presidência, diretores e superintendentes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Caxias do Sul, cidade regulada pela entidade.

O encontro aconteceu no município da Serra Gaúcha e contou com a participação do coordenador de Normatização e Fiscalização, Vagner Gerhardt Mâncio; do assessor de Fiscalização Daniel dos Santos e da agente de Fiscalização Emanuele Manke. Conforme Mâncio, o Manual de Fiscalização e o Programa de Redução de Perdas da agência, iniciativa premiada da Agesan-RS, foram pautas da reunião. “Os ritos e as interfaces dos processos fiscalizatórios entre a agência e o prestador de serviço foram debatidos, além da metodologia do programa. O encontro é a primeira iniciativa para manter uma rotina de reuniões mensais para qualificar a regulação junto ao Samae”, comentou o coordenador.

Caxias do Sul integra a lista de municípios regulados pela Agesan-RS desde o início deste mês, reúne um grande contingente populacional e desafios diferentes em prestação e regulação dos serviços. “A agência é responsável pelos estudos tarifários dos serviços de saneamento básico, a fiscalização do cumprimento das metas, a implantação de medidas de eficiência dos serviços e análises de melhorias operacionais, entre outras ações”, explica o diretor geral da Agesan-RS Demétrius Gonzalez.

O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, e o vice-presidente, Ângelo Barcarolo, também trocaram informações com o grupo e destacaram as necessidades de demandas regulatórias para o Samae.