AGEMS traz presidente da ABAR e doutora em economia para debater o desenvolvimento sustentável no ambiente regulatório

77

A AGEMS, Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul realiza no próximo dia 26 de maio, às 8h30, no Biopaque Pantanal, a segunda edição do ciclo de seminários: gestão de conflitos pelas agências reguladoras com o tema: O Papel da Regulação no Desenvolvimento Sustentável dos Estados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Para essa edição, a AGEMS traz dois grandes especialistas no assunto, o diretor-presidente da ABAR Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides e a doutora em ciências econômicas, Cristiane Alkmin Junqueira Schimidt, que vão debater o desenvolvimento sustentável e econômico dentro do ambiente regulatório em Mato Grosso do Sul. O evento também contará com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck como um dos moderadores e o secretário Pedro Caravina.

“Assim como nas últimas edições, estamos com grandes expectativas para esse seminário e com certeza será um momento de muito aprendizado que servirá de capacitação no desenvolvimento do setor público do nosso Estado”, explica o diretor-presidente da AGEMS e anfitrião do evento, Carlos Alberto de Assis.

A realização de seminários e eventos como esse fazem parte de investimentos da diretoria de Inovação da AGEMS.

“Para trazer modernização em debates importantes como esse, pensamos e elaboramos minuciosamente cada detalhe a cerca do evento, principalmente em relação ao tema e aos convidados, tudo, é preparado com muita excelência para esse novo ambiente regulatório que estamos construindo”, explica a diretora Rejane Monteiro.

Perfil dos palestrantes

Diretor-presidente da ABAR- Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides

Vinicius Benevides é Graduado em Engenharia pela UERJ, com pós-graduação em Energia pela UFRJ, MBA em Planejamento Estratégico pela FGV e especialização nos Estados Unidos, Alemanha e França, nas áreas de recursos hídricos e energia. Diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA), Presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), que reúne 67 agências reguladoras, e membro permanente do seu Conselho Consultivo. É membro do “Board of Governors” do Conselho Mundial da Água (World Water Council), com sede em Marselha (França), e Conselheiro Honorário Permanente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (Réseau International des Organismes de Bassin), com sede em Paris (França).

Cristiane Alkmin Junqueira Schimidt- Doutora em economia.

Cristiane Schmidt tem mestrado e doutorado em ciências econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ). É professora de micro e macro para vários MBAs da FGV/RJ e de managerial economics para o MBA de Manchester Business School. É parecerista da Revista de Direito Administrativo (RDA), editada pela FGV Direito Rio, organizadora e uma das autoras do compêndio de quatro livros intitulado Questões Anpec e consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial, através da Davanti Consultoria e Treinamento Econômico. No Brasil, foi secretária-adjunta da Seae/MF, gerente-geral de assuntos coorporativos da Embratel, representante da área internacional do Ibre/FGV e diretora do departamento econômico do Family Offi ce do Grupo Libra. Já no exterior, trabalhou como gerente estratégica da Cementos Progreso e diretora executiva da ONG Pacunam, ambos na Guatemala, foi diretora do departamento econômico da Compañia de Comércio e Exportaciõn, em Porto Rico e diretora adjunta da Autoridade de desenvolvimento Local, também em Porto Rico. Além disso, lecionou na América Central em escolas de prestígio regional, como a Universidad Francisco Marroquín.

Ana Ali- Procuradora – Geral do Estado

Moderadores
O seminário contará com dois grandes moderadores. No primeiro painel, que tratará sobre o papel da regulação no desenvolvimento sustentável dos estados, a moderadora será a Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul. Ana Carolina Ali Garcia. Ana Ali é Bacharel em Direito, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), especialista em Parcerias Público-Privadas e Concessões, Master of Business Administration em Parcerias Público-Privadas e Concessões, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Jaime Verruck- secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Para o segundo painel, desenvolvimento econômico e ambiente regulatório, o moderador será Jaime Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. Verruck é Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV. Atuou como Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato
Grosso do Sul – IMASUL.

Publicado por: Bruna Aquino