Auditores de agências reguladoras e profissionais dos serviços de água e esgoto terão, na manhã de sexta-feira (22/8), uma oportunidade de compreender melhor a metodologia de transição proposta pelo governo federal recentemente para a certificação ACERTAR, no contexto da implantação do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), em substituição a sua versão anterior, SNIS. A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) transmitirá um webinar com o coordenador-geral de Gestão da Informação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Rogério. O evento que abre a programação da Jornada do Saneamento 2025, será transmitido pelo canal da ABAR no YouTube a partir das 10 horas.
O representante da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Rogério, apresentará a posição do Ministério das Cidades, anunciada no Ofício nº 130/2025, com a justificativa e as diretrizes oficiais para a metodologia de transição relativa à certificação das informações referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025. Também serão abordadas a previsão de um cronograma para implementação completa do SINISA assim como a possibilidade de uma reformulação de dois documentos-chave para a Metodologia ACERTAR, o Guia de Auditoria e Certificação e o Manual de Boas práticas.
A segunda palestrante será Sabrina Madeira, auditora da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), que já tem experiência na aplicação da metodologia ACERTAR. Na sua participação, Sabrina Madeira poderá explicar as diretrizes federais para os colegas auditores de outras agências, além de compartilhar desafios do dia a dia e boas práticas. A moderação ficará a cargo da gerente de Informações Econômicas da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), Ivana Porto, que também integra o Grupo de Apoio Técnico (GAT-ACERTAR).


