A experiência adquirida pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus – AGEMAN – ao longo de cinco anos no âmbito da regulação dos serviços públicos na capital do Amazonas chamou a atenção do órgão regulador da cidade de Ji-Paraná, no Estado de Rondônia, e na tarde desta quarta-feira, 17 de maio, gestores das duas autarquias firmaram um termo de cooperação.
A iniciativa entre Ageman e Agência Reguladora de Serviços Públicos de Saneamento Básico e Outros Serviços Delegados do Município de Ji-Paraná – AGERJI – tem o objetivo de promover um intercâmbio técnico e científico em relação à regulação, econômica e técnico-operacional, englobando as áreas contábil, econômica, jurídica, de engenharia, geologia e operacional.
“Ficamos muito felizes quando os gestores da AGERJI nos procuraram a fim de auxiliá-los nas ações de regulação e propuseram essa cooperação. Dessa forma, todos poderão se auxiliar mutuamente, compartilhando experiências e procedimentos, inclusive com trocas de tecnologias, a fim de que as atividades regulatórias possam ser realizadas com mais excelência”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior.
A cooperação terá vigência de cinco anos e não representa ônus para nenhuma das autarquias.
Em abril deste ano, a Prefeitura de Ji Paraná assinou convênio para gestão associada dos serviços da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Ji-Paraná (Agerji) para regulação, controle e fiscalização de água, drenagem, resíduos sólidos e esgoto.
“Conhecemos a Ageman em um encontro nacional e soubemos que vocês possuem uma equipe de economistas com bastante conhecimento técnico no âmbito da regulação e como estamos iniciando um processo de concessão, temos a certeza de que essa cooperação será muito importante para os nossos futuros passos”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ji-Paraná (CONSAB), Gileno Cerqueira Santos, o qual representou o presidente da AGERJI, Gezer Lima de Souza.
Participaram também do ato de assinatura do termo de cooperação, a coordenadora de Engenharia Ambiental, Daíse da Silva Lopes, a coordenadora de Engenharia Sanitária, Caroline Ohana, além dos gestores da Ageman, Elson Andrade e Amiraldo Braga.
Saneamento em Manaus
Manaus é a capital do Norte do País que mais promoveu investimentos no âmbito do saneamento básico. A informação foi confirmada pelo Instituto Trata Brasil, por meio da pesquisa ‘Ranking do Saneamento 2023’, divulgada em 20 de março deste ano.
Atualmente, o serviço de água encontra-se universalizado na capital e a cobertura de esgoto avançou 40%, estando hoje em 26,22%, representando 630 mil pessoas beneficiadas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Saiba mais sobre Ji-Paraná
Ji-Paraná é um dos 52 municípios do estado de Rondônia, na região Norte do país. O município possui 131.026 habitantes, 89,92% localizados em área urbana e 10,08% em área rural.
Em Ji-Paraná, 69,49% da população é atendida com abastecimento de água e 1,32% da população é atendida com esgotamento sanitário. O serviço é prestado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD).
Texto: Tereza Teófilo – Ageman