Ao lado da diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano e do diretor Samuel Barbi, Deborah Carvalho tomou posse como diretora na Agência para um mandato de quatro anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais em fevereiro. Os três diretores compõem a Diretoria Colegiada da Agência, responsável por estabelecer as diretrizes e políticas regulatórias que guiarão a atuação da Arsae-MG. Na posse, Deborah falou sobre os múltiplos desafios do setor de saneamento e destacou a necessidade de acelerar a universalização dos serviços, de forma a garantir que a população mineira tenha acesso à água potável e esgotamento sanitário adequado.
“A Arsae-MG contribui para a universalização de diferentes formas. Destaco especialmente sua atuação normativa, já que garante um ambiente regulatório estável e previsível, condição imprescindível para que os investimentos necessários no setor sejam realizados. Além disso, por meio dos seus mecanismos de fiscalização, monitora o cumprimento das metas por parte dos prestadores de serviços, incentivando boas práticas e cobrando por resultados concretos. Com análises contínuas dos modelos tarifários, considera a viabilidade e necessidade dos investimentos sem comprometer a acessibilidade da população aos serviços. E como último exemplo, mas não menos importante, adota mecanismos de transparência e participação social no processo regulatório, permitindo que as decisões sejam bem fundamentadas e adequadas à realidade do estado de Minas Gerais”, explicou.
Como prioridades de sua gestão, Deborah aponta os compromissos firmados no planejamento estratégico da Arsae-MG – em especial aqueles relacionados à universalização – e em promover um ambiente de trabalho saudável que potencialize os servidores da Agência. “Destaco o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e acompanhamento da qualidade dos serviços prestados, o enfoque na automatização dos processos internos da Agência para aumentar a eficiência regulatória e a busca por maior integração com os municípios para garantir que a regulação tenha um impacto efetivo na melhoria de vida da população” afirmou.
Aprovação na ALMG
As indicações de Deborah Carvalho, Laura Serrano e Samuel Barbi foram aprovadas pela Comissão responsável e pelo Plenário da ALMG, em votação única, após sabatina realizada no dia 6 de dezembro de 2024. Durante a avaliação, foram debatidos temas importantes, como os termos de ajustamento de conduta (TACs), a universalização do saneamento, o saneamento nas áreas rurais e o Plano Estadual de Saneamento. O projeto de criação da Arsae-MG estabelece que os diretores indicados sejam sabatinados pela ALMG e tenham seus nomes aprovados pelos deputados. Com a aprovação, os três diretores passam a compor a Diretoria Colegiada da Agência, com mandatos de quatro anos e possibilidade de uma única recondução.
Trajetória profissional
Com mais de 15 anos de experiência profissional, Deborah Carvalho é bióloga bacharel em Gestão Ambiental e possui uma carreira destacada nas áreas de planejamento e gestão. Ao longo de sua trajetória, ela gerenciou projetos voltados ao tratamento de efluentes e à sustentabilidade ambiental, contribuindo para importantes melhorias nas práticas e políticas do setor. Deborah é pós-graduada em Gerenciamento de Projetos e em Gestão de Pessoas e possui MBA em Gerenciamento de Processos, formação que complementa sua expertise no desenvolvimento de soluções eficazes e inovadoras para o setor de saneamento.