Benchmarking Colaborativo

O Projeto

A sociedade brasileira, cada vez mais exigente em relação ao atendimento e prestação de serviços dos órgãos públicos, provoca a necessidade da formação de uma gestão reguladora e fiscalizadora que amplie sua capacidade de resposta através de profissionais qualificados, processos, sistemas e tecnologias com vistas à prestação de serviços de melhor qualidade.

O projeto de gestão dos processos de fiscalização surgiu como uma iniciativa de estudar o mapeamento e procedimentos de fiscalização dos sistemas de água e esgoto das agências reguladoras de saneamento nacionais e internacionais com o intuito de ampliar o conhecimento e identificar boas práticas. Propõe realizar uma avaliação minuciosa dos processos internos e práticas das agências reguladoras participantes de forma a entender primeiro o que elas são para compreender posteriormente como podem melhorar seus processos de fiscalização.

Para a realização deste trabalho, foi aplicada a metodologia do Benchmarking Colaborativo, por se tratar de um instrumento que viabiliza a troca de informações entre os envolvidos de modo a contribuir mutuamente com o alcance de objetivos comuns e atender às expectativas internas e externas.

Por meio do “benchmarking colaborativo”, visa-se entender as práticas que conduzem ao desempenho superior, buscando assim adaptá-las e implementar melhorias significativas. Se considerarmos as particularidades da Administração Pública é possível observar que esta tem por finalidade um seguimento participativo e colaborativo com características próprias dos processos de transparência.

A experiência adquirida no projeto permitiu expandir o conhecimento e provocar questionamentos que transcendem o processo fiscalizatório, como por exemplo:

– Como garantir que o roteiro da pesquisa indica as melhores práticas, ferramentas e metodologias na gestão da fiscalização?

– Qual a forma de gestão da fiscalização é a mais adequada para os serviços de saneamento?

Com base nessa pluralidade surge a proposta de um modelo de evolução para que cada agência construa sua própria estratégia para alcance da maturidade desejada.

Apresentação Benchmarking Colaborativo

Downloads Úteis

Participantes

  • Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), apoia o desenvolvimento do projeto incentivando a participação das agências associadas, cedendo espaço para apresentação e brulgação através da Câmera Técnica de Saneamento e servindo de interlocutora com outros órgãos, se necessário.
  • Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ)
  • Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado de Pará (ARCON – PA)
  • Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR)
  • Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC)
  • Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (ARSBAN)
  • Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA)
  • Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – Portugal (ERSAR)
  • Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), é a instituição responsável pela organização e execução do trabalho projeto “Gestão do processo de fiscalização de saneamento com uso da metologia do benchmarking colaborativo”

Principais Eventos

  1. A primeira etapa aconteceu em abril de 2018 na XXXII CTSAN – Câmara Técnica de Saneamento da ABAR e caracterizou-se pela sensibilização e convite às agências reguladoras para participar do projeto de gestão dos processos de fiscalização;
  2. A etapa seguinte consistiu na organização do cronograma para dois dias úteis de visita técnica in loco com coleta de dados e aplicação de questionário / roteiro específico e acompanhamento de uma fiscalização de campo nas oito agências que se prontificaram a participar do projeto. Essa etapa possibilita o conhecimento das diferentes culturas, modo de realização das atividades, bem como a gestão dos processos de fiscalização dos serviços de água e esgoto;
  3. A terceira etapa consistiu na consolidação dos dados e das observações realizadas nas visitas técnicas para compreender melhor o cenário do processo de fiscalização que compõe as agências reguladoras;
  4. Na quarta etapa será efetivada a construção de um manual de referência, com sugestão para implantação de um modelo de maturidade;
  5. Na quinta etapa foi realizada a apresentação dos resultados para a diretoria da Abar;
  6. Na sexta etapa foi feita a apresentação dos resultados no Congresso da Abar para que todas as Agências tomem conhecimento do resultado do projeto;
  7. Por fim, se apresentada a sugestão de dar continuidade ao projeto para desenvolvimento de um modelo de maturidade por médio da contratação de uma consultoria especializada, para que o projeto, após os ajustes seguintes à etapa de validação com participação da Abar, seja aplicado e considerado para certificação com selo de qualidade para os processos de gestão das Agências de Saneamento no Brasil.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.