A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) participou, nos dias 13/3 e 14/3, da primeira reunião dos Governadores do Conselho Latino-americano da Água (CLAA). O presidente da ABAR, Vinícius Benevides, representou a entidade no encontro, realizado em Buenos Aires. Benevides integra a diretoria do Conselho no cargo de tesoureiro, tendo sido eleito na reunião de fundação do CLAA, em Foz do Iguaçu, em agosto de 2024. Também representou a ABAR, o diretor geral da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), Dalto Brochi, suplente da ABAR no Board de Governadores do CLAA.
Na reunião primeira reunião dos Governadores do CLAA, o presidente da ABAR foi indicado como coordenador da área de regulação do Conselho. Também foram definidas as áreas que pautarão os trabalhos durante o biênio de 2025-2026: segurança hídrica e resiliência hidrológica; saneamento rural, regulação; e tecnologia e inovação. A condução dos trabalhos ficou a cargo do presidente do Conselho Latino-americano da Água e presidente honorário do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.
Foram apresentados, ao longo do encontro, quais são os desafios para a gestão efetiva da água na América Latina. Debateram-se ainda financiamento e governança, em apresentação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). A reunião teve a participação de várias instituições associadas. Na cerimônia abertura, estiveram presentes o presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Fauchon, o vice-ministro de Obras Públicas do Chile, Danilo Nuñez, e o subsecretário Nacional de Recurso Hídricos da Argentina, Bartolomé Heredia.

Objetivos do CLAA
O Conselho Latino-americano da Água visa, primordialmente, com suas ações, incentivar o crescimento mútuo e o desenvolvimento sustentável no território compreendido pelos países latino-americanos, em especial, promovendo ações pela troca de experiências e saberes, aumentando assim a conscientização sobre as questões críticas da água em todos os níveis de decisão.