A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) ocupará a vice-presidência do Plenário da Rede de reguladores dos serviços de água e saneamento dos países de língua oficial portuguesa (LusoReg). A entidade que representa a regulação brasileira, foi eleita durante a conferência que constituiu formalmente a LusoReg, na sexta-feira (7/3), em Lisboa. Caberá ao presidente da ABAR, Vinícius Benevides, exercer o cargo de primeiro vice-presidente do Plenário da rede de cooperação internacional formada por 10 entidades reguladoras de seis países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A presidente do Plenário da LusoReg será a presidente do Conselho de Administração de Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), Vera Eiró, e a segunda vice-presidência ficará a cargo da administradora executiva da Autoridade Reguladora de Água (AURA), de Moçambique, Julieta Paulo. A Lisbon International Centre for Water (LIS-Water) ficou incumbida do secretariado-executivo da LusoReg, conforme estabelecido no estatuto da entidade, para apoiar o bom funcionamento da rede e a execução das responsabilidades atribuídas a cada membro.
Após um ano de reuniões de trabalho e articulação entre as entidades integrantes, as 10 entidades abaixo assinaram a fundação da LusoReg:
ABAR – Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Brasil)
AGER – Autoridade Geral de Regulação (São Tomé e Príncipe)
ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Brasil)
ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento (Cabo Verde)
ARME – Agência Reguladora Multissetorial da Economia (Cabo Verde)
AURA – Autoridade Reguladora de Águas (Moçambique)
DRAM – Direção Regional do Ambiente e Mar da Madeira (Portugal)
ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (Portugal)
ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (Portugal)
IRSEA – Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e de Água (Angola)
