Acabou na sexta-feira (29/11) a última rodada em 2024 de reuniões de Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), em Brasília. Os debates mobilizaram ao todo 571 reguladores de agências associadas, que participaram presencialmente sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) ou por videoconferência.
Na abertura da reunião da Câmara Técnica de Saúde e Ouvidoria (CTSOUV), o presidente da ABAR, Vinícius Benevides, fez um balanço das atividades da ABAR em 2024, com destaque para as iniciativas de internacionalização da entidade. “Além do FIAR, que acabamos de sediar aqui no Brasil, também conseguimos trazer para o Brasil a 13ª Assembleia Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas (RIOB, na sigla em francês), em 2027. A ABAR também ampliou sua participação nos órgãos colegiados de regulação das Américas. Neste ano, fomos eleitos para integrar a diretoria da Associação de Entes Reguladores de Recursos Hídricos e Saneamento das Américas (Aderasa) e a diretoria do Conselho Latino-americano da Água (CLAA)”, afirmou.
Reuniões mobilizam 3 mil reguladores em 2024
Na sexta-feira, também aconteceram, além da reunião da CTSOUV, as reuniões das Câmaras Técnicas de Direito do Consumidor, Mediação e Participação Social (CTDMPS) e de Governança e Comunicação (CTGCOM). As três Câmaras Técnicas foram criadas em 2024, por decisão da diretoria da ABAR, para ampliar o escopo dos assuntos tratados no âmbito da ABAR.
Durante todo o ano, 2.978 participantes registraram presença nas reuniões das Câmaras Técnicas da ABAR, que aconteceram em quatro diferentes cidades, sempre com transmissão por videoconferência, para os inscritos remotos. Em março, os encontros aconteceram em Goiânia (800). Em junho, foram para Curitiba (787). Em setembro, João Pessoa sediou a semana de reuniões (820) e, em novembro, foi a vez de Brasília receber as reuniões das oito Câmaras Técnicas (571) da ABAR.