A Prefeitura de Goiânia, por meio da equipe de fiscalização da Agência de Regulação de Goiânia (AR), acompanha neste mês as obras de implementação da rede de abastecimento de água nos bairros Juscelino Kubitschek I e II e Residencial Tancredo Neves. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em maio de 2024 e que 2 mil ligações domiciliares sejam realizadas.
As obras fazem parte do Plano de Gestão do Prestador (PGP), executado pela Saneago, cumprindo a Resolução Normativa Nº. 001/2019 que atende a Lei Nº 11.445/2007 sobre o Marco Legal do Saneamento, cujo objetivo é de universalização do saneamento básico. “Estamos trabalhando para expandir a cobertura desses serviços essenciais, além de garantir a regularidade nos serviços de abastecimento, com a oferta de água de qualidade para todo goianiense”, explica o presidente da AR, Hudson Novais.
Os três bairros também terão a construção de rede de drenagem. Lançado pela gestão do prefeito Rogério, o projeto está em fase final de licitação. Serviços semelhantes já foram realizados pela Prefeitura de Goiânia nos setores Chácaras Maringá, Mansões Paraíso e da Avenida C-107, no Jardim América.
Regulação dos serviços
Enquanto reguladora da prestação dos serviços de saneamento básico em Goiânia, a AR atua junto à Saneago para solucionar e prever danos que possam afetar a qualidade da água, além de garantir a universalização do acesso das redes de abastecimento de água e esgoto em toda Goiânia.
Quanto às questões relacionadas à drenagem de águas pluviais urbanas, a AR acompanha os trabalhos de concepção do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia. “Essa frente de trabalho é um importante instrumento que irá nortear os trabalhos da Prefeitura de Goiânia, garantindo soluções de saneamento, tanto para problemas passados quanto para questões podem surgir com o crescimento da cidade”, conclui Hudson Novais.