A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nomeou, nesta sexta-feira (1/11), os 50 novos Especialistas em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres aprovados no concurso público. A Portaria de Pessoal nº 303, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição de hoje, oficializa o ato que representa um marco importante no avanço, modernização e melhoria do setor de regulação de transportes terrestres no Brasil.
Os novos especialistas da ANTT assumem agora o compromisso de exercer um excelente trabalho na prestação do serviço público de qualidade, aprimorando os trabalhos da Agência e auxiliando nas melhores entregas à sociedade. Cada um dos recém-nomeados terá papel fundamental na supervisão e no desenvolvimento das atividades do setor, contribuindo diretamente para melhorias em segurança, eficiência e sustentabilidade nos modais rodoviário e ferroviário, além do transporte de cargas e passageiros.
Essa nomeação é também uma resposta direta à crescente demanda por maior infraestrutura e eficiência logística, que impacta diretamente a economia nacional e o cotidiano da população. A chegada desses novos especialistas, distribuídos entre as áreas de direito, economia e diferentes engenharias, como civil, produção, transportes e logística, mecânica, ambiental, florestal e infraestrutura, traz um reforço multidisciplinar que permitirá à ANTT avaliar com profundidade as particularidades e demandas de cada segmento do transporte terrestre.
Atualmente, o quadro de servidores efetivos da ANTT, mesmo com o concurso público deste ano, apresenta uma defasagem de 47%, com 806 vagas não preenchidas em relação às 1.705 previstas na Lei nº 10.871/2004, que estabelece a estrutura da carreira da Agência. Em termos numéricos, das 1.705 vagas previstas na Lei, apenas 899 estão ocupadas. “Estamos lutando para aumentar o reforço do time com mais concursos, frente aos desafios que temos pela frente e ao déficit alto de cargos a serem ocupados”, disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
Essa edição do concurso reforça o compromisso da ANTT em promover diversidade, meritocracia e excelência no preenchimento de cargos regulatórios, fundamentais para o transporte terrestre brasileiro. A prova foi baseada em conhecimentos técnicos e específicos, para selecionar os melhores candidatos com foco na prestação de serviço público mais qualificado possível.
Os novos servidores devem tomar posse no prazo de 30 dias, ingressando formalmente na carreira de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres na ANTT. Após a posse, esses profissionais devem entrar em exercício até 15 dias, quando começarão a aplicar suas competências técnicas em um ambiente que exige inovação, conhecimento técnico e agilidade na resposta às necessidades do setor e da sociedade.