A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) disponibiliza para suas associadas um plano de comunicação criado especialmente para atender às demandas de uma agência reguladora. A publicação está disponível para download no site da ABAR, após ser lançada na reunião da Câmara Técnica de Governança, Controle Social, Ouvidoria e Comunicação (CTGCS), nesta quarta-feira (26/6), em Curitiba.
Clique aqui para baixar a publicação.
O plano é uma iniciativa da CTGCS, que pretende subsidiar com insumos técnicos agências que enfrentam o desafio de estruturar um serviço de comunicação institucional. De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho Comunicação da CTGCS, Roberta Nobre, o documento cumpre o propósito que levou à criação da própria Câmara Técnica, permitir a troca de experiências entre as diferentes agências reguladoras associadas à ABAR.
“A Câmara Técnica de Governança, Controle Social, Ouvidoria e Comunicação irá oportunizar uma troca de experiências importante entre equipes de comunicação de agências de tamanhos, culturas, políticas e tempo de consolidação diferentes. Teremos este espaço para incentivar um brainstorming focado no crescimento e alinhamento de estratégias voltadas para o planejamento de cada instituição. O desenvolvimento de um Plano de Comunicação é uma ferramenta essencial nesse sentido”, afirmou Roberta Nobre, que também chefia a Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
Passo a passo
O modelo de plano de comunicação está dividido em três seções. A primeira mostra um passo a passo para se criar um plano de comunicação. As diferentes etapas, que vão desde a análise das necessidades e contexto até a implementação e o monitoramento do plano, estão detalhadas no documento. A segunda parte da publicação é um plano de comunicação-modelo que pode ser adaptado para a realidade de cada agência reguladora. Contempla objetivos gerais, posicionamento, público-alvo, mensagens-chave e estratégias de comunicação, entre outras dimensões de um planejamento de comunicação. A última parte do documento é um plano de comunicação da Adasa.