Contabilidade pública e regulatória estiveram em debate, durante esta segunda-feira (22), na reunião entre representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Samae) e da Agesan-RS. O encontro, realizado na Serra gaúcha, foi articulado pela agência gaúcha com o objetivo de apresentar à ANA o funcionamento e a gestão do Samae, além de trocar informações sobre a contabilidade no saneamento básico.
“Em Caxias, não temos racionamento de água, o que é fruto de um intenso trabalho e de muitos cuidados. Estamos conseguindo abastecer a cidade com muita eficiência”, avaliou o diretor-presidente do Serviço, Gilberto Meletti. Ele afirmou que a instituição estava honrada por ter sido indicada para demonstrar seus processos internos à agência nacional.
Durante a reunião, foi apresentado o Relatório Anual de Gestão 2023 do Samae, pelo superintendente de Orçamento, Finanças e Licitações, Lourenço Bonfá. No ano passado, o resultado financeiro, apurado no balanço patrimonial, foi de mais de R$ 361,5 milhões. “O Samae, além de atingir esses resultados, investiu em ampliação e preservação dos recursos hídricos e sistemas de esgotamento sanitário, atuando em prol da qualidade de vida da população caxiense”, resumiu Bonfá.
“Decidimos começar este trabalho de visitas por uma entidade de referência”, comentou o coordenador de Contabilidade Regulatória da ANA, Diogo Lopes, ao fazer menção às atividades da Samae. Segundo ele, estão previstos mais encontros com outras organizações responsáveis pelo abastecimento de água e esgoto de municípios brasileiros para a troca de experiência.
O grupo ainda visitou o Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, conjunto formado por barragem, Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), Adutora de Água Bruta, Estação de Tratamento de Água (ETA), Adutora de Água Tratada e Reservatório de Chegada.
Também integraram a comitiva da ANA o superintendente Adjunto de Regulação de Saneamento Básico, Alexandre Anderáos; o coordenador de Governança das Entidades Reguladoras Substituto, Helber Nazareno de Lima Viana; o especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Maurício Pontes Monteiro; e o coordenador de Regulação Tarifária, Renê Gontijo. Representando a Agesan-RS, estiveram o diretor geral, Demétrius Gonzalez; o diretor de Normatização, Vagner Mâncio; a diretora de Regulação, Emanuele Manke; e a coordenadora de Normatização, Valéria Vaz; e coordenador de Fiscalização, Daniel Luz dos Santos.