A Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS) concluiu mais uma etapa do compromisso com a transparência e a confiabilidade de informações para a eficiência no setor de saneamento básico. Nesta quarta-feira (4), foi entregue à Diretoria da Sanesul o Relatório de Certificação do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), produzido no âmbito do 4º Ciclo do Projeto ACERTAR.
A solenidade contou com a presença do Diretor-Presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, da diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Sônia Marchioretto, além da equipe técnica da Diretoria. Representando a SANESUL, participaram o Diretor-Presidente Renato Marcílio da Silva, o Diretor Administrativo e Financeiro André Luis Oliveira, e o Gerente de Desenvolvimento Empresarial, Onofre Assis de Souza.
Avanço na qualidade das informações
O Projeto ACERTAR, com quatro ciclos anuais de auditoria, busca auditar e certificar as prestadoras de serviços de saneamento, assegurando a confiabilidade dos dados inseridos no SNIS. Esses dados são fundamentais para subsidiar o planejamento de políticas públicas, a melhoria da gestão e a avaliação do desempenho dos serviços prestados à população.
Ao longo dos quatro ciclos do projeto, a SANESUL demonstrou significativa evolução nos testes de controle (nível de confiança) e testes substantivos (nível de exatidão). No ciclo mais recente, alcançou um índice de 8,0, conforme identificação da equipe de auditores da AGEMS.
O Diretor-Presidente da Agência enfatizou a importância do trabalho conjunto da companhia e da regulação para fortalecer a qualidade da prestação do serviço.
“A dedicação da nossa equipe e a colaboração dos técnicos da SANESUL foram fundamentais para o sucesso deste ciclo. O fornecimento adequado de informações criou um ambiente de trabalho que resultou em um relatório seguro, que é essencial para termos avanços concretos no setor”, afirmou Carlos Alberto de Assis.
A Diretora Iara Marchioretto reforçou o impacto do projeto no saneamento.
“A implementação do Projeto ACERTAR e a produção de informações confiáveis têm papel estratégico no aperfeiçoamento da gestão, no monitoramento de ações e na avaliação do desempenho dos serviços de saneamento básico. Esses dados fortalecem o planejamento e a execução de políticas públicas que beneficiam diretamente a população.”