O curso “Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil” está com inscrições abertas para servidores de agências reguladoras. A iniciativa é da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos, vinculada à Casa Civil da Presidência da República (SEPPI/CC/PR), que confiou à Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) a tarefa de centralizar as inscrições desse público específico. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) elaborou o conteúdo do curso, que será oferecido de forma gratuita e à distância.
O objetivo é qualificar tecnicamente as equipes dos órgãos envolvidos no planejamento e na execução de projetos de Parcerias Público Privadas (PPPs). O instituto tem sido cada vez mais utilizado na modernização administrativa e no crescimento dos países da América Latina e do Caribe, do ponto de vista produtivo, econômico e social. Com o curso introdutório, que compartilhará elementos essenciais ao planejamento, projeto, avaliação e implantação de PPPs no Brasil, América Latina e Caribe, os servidores poderão contribuir em projetos nos quais Estado e setor privado compartilham riscos e benefícios de ordem socioeconômica.
As soluções e lições aprendidas no processo de concepção e implantação de PPPs no setor de infraestrutura, em países como Brasil, Peru, Chile, México e Colômbia, serão ensinadas por meio de leituras selecionadas, vídeos, tutoriais de análises e outros recursos didáticos interativos. Como outros cursos oferecidos na plataforma de educação à distância do BID (IBDx), os alunos serão testados ao final de cada módulo, para demonstrar o domínio sobe o conteúdo. Os cursos serão ministrados em português via plataforma Massive Open Online Course (MOOC).
Inscrições
Para se inscrever, os interessados têm até o dia 29/3/24, data em que a ABAR deverá encaminhar a lista de participantes à Secretaria Adjunta de Infraestrutura Social e Urbana. Por isso, para se inscrever, os servidores de agências reguladoras deverão enviar uma mensagem com as seguintes informações pessoais para o email: inscricoes@abar.org.br.
Nome completo:
Agência reguladora:
Cargo:
E-mail:
CPF:
Telefone (com whatsapp)
Dúvidas poderão ser sanadas com Kenia e Alessandra, do setor de capacitação da ABAR.
Segunda etapa
Uma etapa posterior do curso estará disponível apenas para servidores e colaboradores de governos das três esferas federativas (federal, estadual, municipal e de consórcios públicos). Acontecerá de forma presencial, entre 7 e 10 de maio, na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. Nesse segundo momento, serão apresentados casos concretos aplicados a diversos setores da economia.