Indicado pelo governador Romeu Zema e aprovado em sabatina na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o servidor de carreira Samuel Barbi assume o cargo de diretor da Arsae-MG. A cerimônia de posse aconteceu na quinta-feira, 27/02, e contou com a presença da diretora-geral da Agência, Laura Serrano, e da diretora Deborah Carvalho, também com indicações já aprovadas pela ALMG.
Samuel destacou que a prioridade desta gestão será conduzir a Agência à multissetorialidade, ampliando as atribuições para incluir a regulação de resíduos sólidos, drenagem pluvial urbana, energia e gás. “Para isso, trabalharemos na obtenção dos recursos que nos permitam atender a essas novas demandas, além de fortalecer nossa capacidade de fiscalização das diferentes concessões. Nosso maior objetivo é garantir que essas concessões cumpram não apenas suas metas financeiras e operacionais, mas também seus compromissos sociais”, explicou.
O fortalecimento da equipe também é considerado essencial na nova fase da Agência. “Acredito que o maior patrimônio da Arsae-MG são seus colaboradores, portanto repor e valorizar esse time será fundamental para seguirmos avançando” . De acordo com Samuel a expectativa é tornar a Agência cada vez mais forte, reconhecida e com ampla governança, consolidando-a sinônimo de estabilidade regulatória, segurança jurídica e previsibilidade. “Isso não apenas atrai investimentos, mas também garante que a população tenha suas demandas atendidas de forma eficiente e justa”, completa.
Aprovação na ALMG
A indicação de Samuel Barbi, Laura Serrano e Deborah Carvalho foi aprovada pela Comissão responsável e pelo Plenário da ALMG, em votação única. Durante a avaliação, foram debatidos temas importantes, como os termos de ajustamento de conduta (TACs), a universalização do saneamento, o saneamento nas áreas rurais e o Plano Estadual de Saneamento. O projeto de criação da Arsae-MG estabelece que os diretores indicados sejam sabatinados pela ALMG e tenham seus nomes aprovados pelos deputados. Com a aprovação, os três diretores passam a compor a Diretoria Colegiada da Agência, com mandatos de quatro anos e possibilidade de uma única recondução.
Trajetória profissional
Há 15 anos no setor de saneamento, Samuel Barbi é economista pela UFMG e mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento Básico pela Fiocruz. Servidor de carreira da Arsae-MG, o diretor iniciou sua trajetória no órgão em 2010, como analista de regulação. Foi gerente nas áreas de Informações Econômicas, Fiscalização Econômica e Regulação Tarifária da Agência. É autor de artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais e professor convidado e palestrante em diversas instituições e eventos em temas relacionados à regulação dos serviços de saneamento (FGV / ANA / Ministério das Cidades / European Consortium for Political Research / ABAR / World Water Forum / Rio Water Week). Samuel também compõe a diretoria da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) e coordena o bloco Água e Esgoto da CTSan, a Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da Abar.