“Se um regulador não precisa de habilidades de liderança, não sei quem precisa”, Araceli Castaneda, professora do Centro de Pesquisa em Serviços Públicos da Universidade da Flórida (PURC).
A professora do Centro de Pesquisa em Serviços Públicos da Universidade da Flórida (PURC), Araceli Castaneda, fará parte do corpo docente do curso Regulação Ampliada, que a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) promoverá em maio, em São Paulo. Diretora de Estudos de Liderança e diretora de Desenvolvimento de Negócios do centro de pesquisas que é referência internacional em regulação, a especialista já liderou workshops internacionais sobre liderança para mais de 550 participantes de 80 países, e acumula premiações da Universidade da Flórida ao longo de sua carreira docente.
Sua bagagem acadêmica inclui formação em liderança executiva na Universidade de Harvard, mestrado na Universidade de La Laguna, Espanha, e certificado em programação neurolinguística pela Universidade de PNL da Califórnia, em Santa Cruz. No campo da regulação, Araceli Castaneda dirigiu o Programa Internacional de Treinamento em Regulamentação e Estratégia de Serviços Públicos do PURC, executado em parceria com o Banco Mundial.
A professora Araceli Castaneda gentilmente aceitou responder três perguntas e antecipar parte dos conteúdos que ministrará no curso em maio, a importância da liderança e da negociação para o trabalho dos reguladores. Clique aqui e se inscreva no curso.
Quão necessárias são as habilidades de liderança no mundo da regulação dos serviços públicos?
Os reguladores devem suportar pressões extremas entre os mundos político e financeiro. Isso torna o trabalho de um regulador um dos mais complexos e difíceis que existem. Para serem bem-sucedidos, os reguladores precisam ser capazes de exercer a liderança em um ambiente político, entre as diferentes partes interessadas e dentro de sua própria organização de modo a garantir que a instituição estará pronta para suportar tais pressões. Se um regulador não precisa de habilidades de liderança, não sei quem precisa.
Com base na sua experiência em cursos semelhantes ao da ABAR, a senhora acredita que os reguladores estão prontos para negociar com múltiplas partes? Acredita que precisam desenvolver mais essas habilidades específicas, para quando têm de definir padrões em contratos ou solucionar uma crise entre prestadores de serviços e consumidores?
No PURC, temos muita experiência trabalhando com reguladores em todo o mundo. Descobrimos que os reguladores se concentram principalmente nos aspectos técnicos de seu trabalho e usam sua expertise (como contadores, engenheiros, economistas, advogados, etc.) para resolver seus problemas. Embora essas sejam habilidades necessárias, os reguladores também precisam pensar estrategicamente sobre os relacionamentos que podem ajudá-los ou impedi-los de realizar suas aspirações. Seja em negociações ou em qualquer outro processo regulatório, entender as aspirações e as motivações de outras partes é essencial para trabalhar bem com parceiros, com a oposição e outros atores que possam influenciar o sucesso regulatório.
Em termos de conteúdo, o programa do curso de 2025 é muito mais abrangente que o do curso de 2024. O que a senhora está esperando? O feedback que recebeu durante o Curso de Regulação Contratual do PURC de Belo Horizonte, em 2024, mudou a maneira como se preparou para o curso em São Paulo, no próximo mês de maio?
Estamos ansiosos por duas grandes mudanças no curso. Primeiro, estamos animados para aplicar oportunidades e desafios da regulação contratual a novos setores e explorar como os desafios técnicos e políticos desses setores influenciam a regulação por contrato. Também estamos animados por podermos explorar as compensações inerentes à definição de tarifas de serviços públicos essenciais. Consideramos os níveis de preços em termos gerais, no ano passado, mas não tivemos a oportunidade de expandir essas discussões a vários grupos de clientes, que podem usar esses serviços de maneiras diferentes.
Utilizamos integralmente o feedback de todos os nossos cursos para melhorar entregas futuras. Essas avaliações nos dão insights sobre o que contribuiu para um ambiente produtivo. Ampliaremos nossos exercícios em grupo e as discussões interativas, e ajustaremos todo o nosso material para ajudar os participantes a serem tão bem-sucedidos quanto possível.