Os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário são profundamente dependentes da energia elétrica para sua operação. Por isso, a despesa com este insumo acaba ficando entre as três maiores em grande parte dos prestadores de serviços, frequentemente é a segunda maior. A Jornada do Saneamento discute a questão na próxima segunda-feira (6/11), a partir das 10 horas, em webinar transmitido pelo canal da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR).
Clique aqui para acompanhar o webinar.
A Jornada do Saneamento é uma série de webinars promovida pela ABAR e pelo Acertar para debater, na prática, problemas que fazem parte do dia a dia dos gestores de serviços de saneamento. De acordo com a coordenadora de assuntos operacionais do Acertar, Luiza Kaschny, aperfeiçoar a gestão de energia elétrica e o acompanhamento do consumo permite identificar possíveis pontos de melhoria, como a redução de custos e ganho de eficiência nas instalações do sistema. “Visto que, muitos prestadores ainda não se atentaram para a necessidade destas ações ou encontram dificuldades na hora de implementá-las, torna-se essencial o debate sobre este tema”, afirma.
Sob a moderação do coordenador de Fiscalização da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata de Minas Gerais e Adjacências (Aris-ZM), Rodrigo Pena, o webinar terá apresentações da especialista Carolina Bayer Gomes Cabral, da empresa Rotária do Brasil, e do coordenador do Setor Técnico do SAMAE de Timbó, Rodrigo Catafesta Francisco.
Convidados
Carolina Bayer Gomes Cabral, da empresa Rotária do Brasil.
Possui mestrado e graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC. Foi mestranda na Universität Stuttgart, Alemanha e é doutoranda na Universidade TU Berlin. É autora de publicações, livros e guias técnicos na área de tratamento anaeróbio, aproveitamento energético do biogás e eficiência energética. Ministrou cursos e coordenou uma das redes de aprendizagem sobre eficiência energética no abastecimento de água em SC. Possui 12 anos de experiência, atuando na empresa Rotária do Brasil na área de consultoria em eficiência energética e economia circular no saneamento.
Rodrigo Catafesta Francisco, coordenador do Setor Técnico do SAMAE de Timbó.
Formado em Engenharia Civil, possui MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais, e especialização em Gestão e Educação Ambiental. Participa do Colegiado de Saneamento Ambiental da AMVE, do Conselho Estadual de Saneamento Básico de Santa Catarina, além de representar o SAMAE em outras organizações, colegiados e conselhos de natureza técnica.
Confira o novo calendário da Jornada do Saneamento:
10/11/2023: Como aplicar o Acertar em diferentes regramentos de tarifa social
17/11/2023: Importância do rateio adequado para as informações contábeis
24/11/2023: Como implementar o plano de ação da auditoria
01/12/2023: Alterações na Metodologia Acertar e aproveitamento de auditorias externas