O webinar desta sexta-feira (17/11) da série “Jornada do Saneamento” vai convidar representantes dos prestadores de serviços e de uma consultoria para tratar da importância do rateio adequado para as informações contábeis. A proposta da Jornada é discutir, na prática, problemas que fazem parte do dia a dia dos gestores de serviços de saneamento. terão transmissão no YouTube, pelo canal oficial da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), que promove a iniciativa conjunta com o grupo de apoio técnico do Acertar.
Os convidados são o consultor Pedro Pimentel, da Deloitte Brazil, o gestor do Departamento de Informações Contábeis da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Guilherme Sampaio, e o especialista da consultoria LMDM, Leandro Domaredsky. Como desempenham diferentes papéis no setor do saneamento, podem mostrar a importância de cada um dos temas da jornada, apresentar soluções já implantadas em outras regiões e propor maneiras para representar adequadamente resultados e indicadores quando os serviços forem submetidos a auditoria. A moderação ficará a cargo da gerente de Informações Econômicas da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), Ivana Porto.
Saneamento discutido a fundo
O objetivo da série “Jornada do Saneamento” se alinha com os objetivos do Acertar, uma metodologia considerada de execução obrigatória pelas agências infranacionais pela nova legislação do saneamento e por Portaria do Ministério das Cidades. A partir da difusão das melhores práticas de gestão da informação, a Metodologia Acertar habilita os profissionais das agências e das companhias de saneamento a apurar informações precisas e alimentar corretamente as bases de dados do governo federal que apresentam os índices de atendimento de água e esgoto no país, entre outros indicadores.
Universalização do saneamento
A confiabilidade desses dados é vital para que o país cumpra as metas de universalização dos serviços de saneamento até 31 de dezembro de 2033, conforme previsto no Novo Marco Legal do Saneamento. Em pouco mais de 10 anos, o Brasil precisará garantir o fornecimento de água potável a 99% da população, além da coleta e do tratamento do esgoto para 90% da população.
“Passo a passo da Auditoria de certificação das informações do Sistema Nacional de Informações do Saneamento (SNIS)” foi o tema que abriu a série de webinars da Jornada do Saneamento, (29/9).
Para mais informações, visite a página da Jornada do Saneamento, clicando no link:
https://cursos.abar.org.br/jornada-do-saneamento/
Serviço:
Webinar “Jornada do Saneamento: a importância do rateio adequado para as informações contábeis”
Data: 17/11/2023 (sexta-feira)
Horário: das 10 horas às 11h30
Convidados: Pedro Pimentel (Deloitte Brazil), Guilherme Sampaio (Corsan), e Leandro Domaredsky (LMDM), moderadora, Ivana Porto (Arsae-MG).
Próximos webinars da Jornada do Saneamento:
24/11/2023: Como implementar o plano de ação da auditoria
01/12/2023: Alterações na Metodologia Acertar e aproveitamento de auditorias externas