A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) promove nos dias 7 e 8 de novembro o 1º Seminário de Gás Natural de Mato Grosso do Sul. Bonito, cidade mundialmente reconhecida como sinônimo de turismo com responsabilidade ambiental, recebe esse evento destinado a debater a abertura do mercado de gás no Estado e os cenários nacional e internacional do energético que ganha cada vez mais espaço nos projetos de desenvolvimento sustentável.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Para participar acesse o link: https://doity.com.br/seminario-do-gas.
“Será um encontro de players e especialistas na área”, destaca o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales, coordenador do Seminário. “Vamos discutir o gás natural, o biogás, o gás natural liquefeito, o gás natural comprimido, e todas as possibilidades e interações para que possamos trabalhar dentro do estado o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”.
Programação
O Seminário começa na noite do dia 7, com abertura às 18 horas, seguida de palestra magna do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, sobre investimentos e economia do Estado frente ao novo cenário do gás.
Ao longo do dia 8, a AGEMS reúne especialistas locais e nacionais em regulação, distribuição e estudos sobre o gás em quatro grandes paineis.
O primeiro, traz “A Experiência do Rio de Janeiro na Regulação do Gás Natural”, apresentado por Vladimir Paschoal de Macedo, conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do estado fluminense. Natalia Seyko, da Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (ABRACE), será a debatedora.
O painel seguinte contará com a nova presidente da MSGÁS, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, moderando a discussão sobre “A Experiência da COMMIT na Distribuição de Gás Natural e Consumidor Livre”, tendo como palestrante Marco Francesco Patriarchi, Gerente Geral do Departamento Econômico Regulatório da Mitsui Gás, e como debatedor Richard Faria, gerente do Departamento Econômico Regulatório da COMMIT.
“Regulação do Gás e Biogás” é o tema do terceiro painel, apresentando por Paula Campos, consultora especialista em regulação, com a debatedora Renata Isfer, presidente executiva da Associação Brasileira de Biogás.
O painel que encerra o seminário foca na “Atual Situação do Mercado de Gás no Brasil e Principais Entraves”. Participam a professora da FGV Joísa Dutra, como palestrante; Walter Fernando Piazza Júnior, diretor da ESGás (empresa do Grupo Energisa), como debatedor, e como moderador Aurélio Amaral, da Eneva, empresa que está investindo R$ 200 milhões em pesquisa em 14 municípios do Estado para identificar a existência de gás natural.
“O Brasil vem passando por um momento de grandes mudanças no cenário do gás natural e o nosso estado também. Esse é o momento ideal para discutirmos como aproveitar melhor o potencial desse energético, com uma regulação forte, com regras claras, com inovação”, aponta o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
“O futuro do desenvolvimento é sustentável e o gás é parte importante dos grandes projetos”.