O Ceará é um dos estados brasileiros considerado referência quando se fala em energias renováveis, com grande potencial para produção de energia eólica e solar. Desde 2021, o Governo do Ceará vem trabalhando para que o Estado assuma o protagonismo de mais uma fonte energética: o hidrogênio verde (H2V).
Com o objetivo de fortalecer esse debate, Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realiza, na próxima terça-feira, 10 de dezembro, a partir das 14h, a 33ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, com a finalidade de apresentar o uso do hidrogênio verde como fonte de energia limpa, compartilhar as ações e expectativas do Governo do Estado do Ceará sobre seu desenvolvimento e discutir o panorama do hidrogênio verde no Brasil.
O evento conta com três palestrantes para falar sobre o tema, por diferentes perspectivas: a secretária-executiva da indústria, Brígida Miola; o secretário-executivo de energia e telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Dickson Araújo; e o consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço. A abertura do evento ficará a cargo do presidente da Arce, João Gabriel Rocha, e da ouvidora-chefe, Daniela Cambraia.
A pauta vem sendo debatida desde 2021, quando o hub foi instalado no Complexo do Pecém, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com o objetivo de tornar o Ceará um fornecedor global dessa fonte renovável. Posteriormente, em janeiro de 2023, foi produzida a primeira molécula de H2V.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Sobre o Fórum Regulação e Cidadania
O Fórum Regulação e Cidadania tem caráter permanente e foi criado em março de 2012 com o propósito de reunir órgãos públicos, grupos formadores de opinião e representantes de entidades classistas, além de lideranças comunitárias, para que possam entender e conhecer melhor as atividades pertinentes a um ente regulador, dentro do novo modelo de agir do Estado, tornando-se, direta ou indiretamente, difusores das práticas regulatórias. Outrossim, o evento também tem a finalidade de incrementar as atividades de relacionamento com a sociedade, no tocante aos aspectos informativo e educativo das quatro áreas atendidas pela Arce: energia elétrica, saneamento básico, transporte intermunicipal e gás natural canalizado.
Confira o currículo dos palestrantes
Brígida Miola: Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Senckenberg Forschungsinstitut, na Alemanha. É mestre em Ciências Ambientais e bacharel em Química, com habilitação em Química Industrial, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No Governo do Estado, ingressou em 2020 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde foi coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes, com foco em Energias Renováveis, Recursos Hídricos, Mineração e Hidrogênio Verde.
Dickson Araújo: Engenheiro eletricista com mestrado e doutorado pela UFC e especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência técnica e acadêmica em Telecomunicações e Energias Renováveis, tendo sido coordenador de Energia da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).
Jurandir Picanço: engenheiro mecânico e eletricista, consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC e membro da Academia Cearense de Engenharia – ACE. Foi presidente da Companhia Energética do Ceará – Coelce (atual Enel Ceará), secretário da ciência e tecnologia do Ceará, conselheiro de administração da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), presidente da Agência Reguladora do Ceará (Arce), professor do curso de Engenharia Elétrica da UFC e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará – CSRenováveis/CE, com 59 anos de atuação no setor de energia.
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefone: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br