Nos dias 4 e 5 de setembro, as analistas de engenharia da Arisb-MG, Mirene Moraes e Lilian de Oliveria, colaboradores da equipe de fiscalização da Agência realizaram uma vistoria não programada no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Lagoa Formosa. O objetivo da visita foi avaliar a qualidade da água fornecida e a continuidade do abastecimento no município.
Durante a inspeção, a equipe entrevistou servidores do SAAE e solicitou diversos documentos e informações para análise posterior. Além disso, foram inspecionadas as principais instalações do sistema de abastecimento, incluindo captações superficiais e subterrâneas, estações elevatórias de água bruta e tratada, e as estações de tratamento de água que atendem tanto a sede quanto os distritos do município.
O engenheiro Gustavo Garcia, do SAAE, acompanhou a equipe durante a fiscalização. A próxima etapa incluirá uma reunião com a superintendente do SAAE, Cristina Correia, agendada para a próxima terça-feira. O encontro visa discutir as ações de fiscalização e compreender a visão da superintendente sobre a qualidade da água e a continuidade do abastecimento no município.
Para Lilian, a fiscalização promove a melhoria na prestação dos serviços e pode ser programada ou não. Quando surge a necessidade de uma fiscalização não prevista, como ocorreu em Lagoa Formosa, a ação é realizada com justificativas apropriadas. Os resultados ajudam o prestador a identificar melhorias operacionais urgentes para atender melhor aos seus usuários.
O Relatório de Fiscalização de Lagoa Formosa está previsto para ser publicado em 60 dias e estará disponível para consulta no site da ARISB: www.arisb.com.br/relatorios-fiscalizacao.