A uma semana do início do Fórum Iberoamericano de Regulação (XVI FIAR 2024), o número de participantes superou a marca dos 300 inscritos. Nas próximas segunda e terça-feira (25 e 26/11), reguladores de vários países das Américas e de outras partes do mundo estarão reunidos em Brasília e por meio virtual, no principal evento de regulação de recursos hídricos e saneamento das Américas. O Fórum é promovido em parceria pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) e pela Associação de Entidades Reguladoras de Recursos Hídricos e Saneamento Básico das Américas (Aderasa).
Até o momento, 196 pessoas se inscreveram para o evento presencial e a versão virtual do FIAR já registrou 123 inscrições. O evento será transmitido exclusivamente para os inscritos, pela Plataforma da ABAR. Todas as sessões terão tradução simultânea. As inscrições seguem abertas na página do evento. Palestrantes de 10 países darão um panorama do atual cenário da regulação das áreas de recursos hídricos e saneamento nas Américas, no Caribe e em outras regiões do mundo.
Patrocinadores
A realização do principal evento de regulação de recursos hídricos e saneamento das Américas conta com o patrocínio “Cota Ouro” da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) e da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). A Agência Reguladora de Saneamento Básico das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) e a Agência Reguladora de Belém (Arbel) patrocinam com Cota Prata, além do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), que patrocinam o evento com a Cota Bronze.
Programação
A programação preliminar, que já está disponível no site do evento, apresenta, entre os temas dos painéis já definidos, governança dos recursos hídricos e economia circular, em particular na gestão dos resíduos sólidos. O evento tratará ainda de regulação e mudanças climáticas, inovação e tecnologia na regulação, além de soluções na área do saneamento. O evento será transmitido ao vivo, com tradução simultânea.
Clique aqui para acessar o hotsite do FIAR 2024.
Oportunidade
É uma oportunidade única para networking, com autoridades internacionais em saneamento e recursos hídricos. A Aderasa foi criada em 2001 e conta atualmente com 19 entidades reguladoras de 18 países das Américas e Caribe, além de Portugal. Para esta edição do evento, foram convidados representantes dos países que integram a recém-criada Associação de Reguladores dos Serviços de Água (Recursos Hídricos) e Saneamento dos Países de Língua Oficial Portuguesa, ou LusoReg, que reúne autoridades de recursos hídricos e saneamento de Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste.