A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) tem o imenso prazer de destacar as realizações da Câmara Técnica de Petróleo e Gás (CTGás) durante o ano de 2023. Com competência técnica exemplar e um comprometimento inabalável, a CTGás demonstrou ser um pilar fundamental na evolução e inovação do setor no Brasil. A avaliação é do coordenador da CTGás, Vladimir Pascoal Macedo.
“Ao longo do ano, a CTGás realizou três reuniões significativas, reunindo um total de 241 especialistas em distribuição de gás natural de todas as regiões do Brasil”, afirma Macedo. Nos encontros, debateram-se temas vitais para o futuro do setor, incluindo a abertura de mercado e o Novo Mercado de Gás; o potencial e desafios do biogás e biometano, e sua integração ao mercado; estratégias para a descarbonização da rede de gás; a regulamentação inovadora no âmbito da nova Lei do Gás; proteção catódica e foi desenvolvido o Observatório de Dados.
Capacitação e Educação Continuada
A CTGás também se destacou na promoção de treinamentos especializados, com foco no aprimoramento técnico das agências reguladoras. Os cursos abrangeram tópicos cruciais como: medições de gás natural (Transferência de Custódia e Fiscal); regulamentação da distribuição; fiscalização de ativos para integridade e segurança. Segundo o coordenador da CTGás, os cursos contaram com a participação de 100 profissionais, fortalecendo as habilidades e conhecimentos do corpo técnico das agências associadas à ABAR. “Essas discussões não só proporcionaram insights valiosos, mas também pavimentaram o caminho para avanços regulatórios e tecnológicos”, avalia o coordenador da CTGás, Vladimir Pascoal Macedo.
Inovação e Colaboração
Em uma iniciativa pioneira, o segundo ciclo da pesquisa de dados da CTGás proporcionou uma base sólida para a defesa dos interesses comuns no setor, evitando a dependência de informações de terceiros. O projeto do Observatório de Dados Hub de Informações CTGás-ABAR simboliza um marco na colaboração técnico-científica e na regulamentação do setor de gás canalizado.
Avanços Significativos da CTGás e a Colaboração Fundamental com a ANP no XIII Congresso Brasileiro de Regulação
De acordo com Macedo, 2023 foi um ano notável não apenas pela apresentação de propostas impactantes para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mas também pelo papel decisivo da CTGás na organização e execução das atividades do XIII Congresso Brasileiro de Regulação. Ao todo, foram 12 painéis organizados pela CTGás, que envolveram a participação de cerca de 60 especialistas, entre reguladores, representantes do Estado, da Academia e das associações de diferentes setores do mercado. “Neste contexto, a CTGás colaborou estreitamente com a ANP, evidenciando a importância de uma parceria estratégica. A presença e participação ativa dos Diretores da ANP, incluindo o diretor-geral, Rodolfo Henrique de Saboia, e os diretores Symone Araújo, Daniel Maia Vieira, Fernando Moura e Cláudio Jorge Souza, além do assessor da Superintendência de Infraestrutura e Movimentação Mário Jorge Figueira Confort, foram cruciais para o sucesso do evento”, afirma Macedo.
Associações do setor
Além disso, entidades como ABRACE, ABPIP, IBP, ABEGÁS, ABNT, FIRJAN, ABIOGÁS, ATGÁS e ABH2 enriqueceram o congresso com suas palestras e participações em CTs, destacando a diversidade e a riqueza das abordagens no setor. A participação dessas entidades, segundo o coordenador da CTGás, também sublinhou a relevância do Congresso para o debate e a formulação de políticas no setor de gás, energia e biocombustíveis. Apoiada por importantes entidades do setor e em sinergia com a ANP, a CTGás desempenhou um papel crucial no XIII Congresso Brasileiro de Regulação, contribuindo significativamente para o avanço regulatório e o desenvolvimento sustentável do setor de gás no Brasil, de acordo com Vladimir Pascoal Macedo.
“Expressamos nossa profunda gratidão e reconhecimento a cada membro da CTGás por suas contribuições inestimáveis em 2023. Sua dedicação e expertise não apenas elevaram os padrões do setor, mas também inspiraram confiança para realizações ainda maiores em 2024. O sucesso da CTGás reflete o compromisso e a capacidade extraordinária de nossa equipe, que sem dúvida continuará a impulsionar inovações e melhorias significativas no setor de gás natural do Brasil”, afirma Macedo.