“É com muita satisfação que recebemos todos vocês aqui, colegas da regulação. Sejam bem-vindos a São Paulo e à Arsesp, para uma semana importante, bastante esperada e preparada com muito carinho pela equipe da Agência. Esta é a segunda edição do curso promovido pela ABAR, com o apoio da Arsesp, e conta com professores experientes que irão compartilhar seus conhecimentos conosco. A capacitação contínua dos reguladores é uma meta central da Arsesp — e da ABAR, que tem promovido com excelência a formação de profissionais comprometidos com a defesa dos usuários dos serviços públicos e com as boas práticas regulatórias.”
Com essas palavras, o diretor-presidente da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes, deu boas-vindas aos participantes do curso Regulação Ampliada, promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) em parceria com o Centro de Estudos sobre Regulação de Serviços Públicos da Universidade da Flórida (PURC/UF). O curso acontece de 19 a 24 de maio, na sede da Arsesp, e reúne reguladores de diversas agências brasileiras e professores de uma das principais referências internacionais em pesquisa sobre regulação.
A cerimônia de abertura contou também com a participação do presidente da ABAR, Vinícius Benevides, que destacou a relevância e o alcance da atuação das agências associadas. “Hoje, a Abar, junto com suas associadas, são 72 agências reguladoras. Juntas, nós regulamos mais de metade da economia do Brasil, mais de 50%. É uma responsabilidade muito grande”, afirmou.
A programação da primeira jornada do curso incluirá discussões sobre alternativas para financiamento e aquisição de infraestrutura, elementos dos contratos regulatórios e o papel das partes interessadas nos serviços públicos. Participam como palestrantes os professores Ted Kury, Mark Jamison — diretor do PURC — e Araceli Castaneda, todos com ampla experiência no setor de regulação.