A Arsae-MG dá um passo pioneiro no Estado ao planejar implementar o Índice de Automatização de Tarefas (IAT) por meio do Programa Automatiza Arsae-MG. O objetivo é automatizar tarefas rotineiras usando inteligência artificial e tecnologias inovadoras, tornando-se um indicador-chave de desempenho no Planejamento Estratégico da Agência.
Essa iniciativa otimiza o desempenho das unidades da Arsae-MG e aumenta a eficiência na prestação de serviços públicos. “Diversas tarefas rotineiras e operacionais consomem tempo e esforços significativos dos servidores, desviando-os de atividades mais complexas que requerem análise crítica e tomada de decisão. Nesse cenário, torna-se imprescindível adotar soluções inovadoras que permitam alavancar a eficiência operacional, reduzir custos associados a erros e redirecionar servidores para atividades de maior valor agregado, alinhadas com os objetivos estratégicos da Agência e as demandas da sociedade”, explica o Gerente de Ativos Regulatórios e idealizador do programa, Márcio Otávio Figueiredo Júnior.
A Gerência de Ativos Regulatórios já implementou uma solução que otimiza o processo de análise de dados. Antes, uma tarefa que exigia dias de trabalho de dois servidores agora é realizada em apenas uma hora. “Esse caso concreto demonstra o potencial transformador que soluções de automatização podem trazer para a Agência”, ressalta Márcio.
Entre os benefícios esperados estão a otimização dos gastos públicos, melhoria na prestação dos serviços, aumento da produtividade dos servidores, redução de erros e maior transparência nos processos internos.
Automatiza-MG
O Programa Automatiza Arsae-MG está alinhado ao Automatiza-MG, iniciativa do Governo de Minas Gerais desenvolvida pela Seplag. Embora o programa esteja sendo utilizado por outros órgãos estaduais, a Arsae-MG deseja institucionalizar essa iniciativa em todas as suas unidades com um indicador-chave de desempenho integrado ao Planejamento Estratégico. “A previsão do IAT no Planejamento Estratégico da Arsae-MG demonstra a busca da Agência por melhoria contínua. Além disso, contribui para fortalecer uma cultura de inovação e eficiência dentro do órgão, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório para os servidores”, diz a Coordenadora do Comitê de Inovação da Arsae-MG, Nathália Ribeiro Sousa Silveira.
Para a Diretora da Agência, Deborah Carvalho, ao institucionalizar e adotar sistematicamente o processo de automatização de tarefas rotineiras no Planejamento Estratégico, a Agência se posiciona como referência no Estado. “A Arsae-MG sempre esteve atenta às soluções inovadoras e ao aumento de produtividade de seus processos, mas ao considerar a implementação do IAT em nosso Planejamento Estratégico, estamos estabelecendo uma métrica clara para monitorar e impulsionar a automatização em todas as nossas áreas, o que resultará em mais benefícios tangíveis para os cidadãos mineiros”.