Já enfrentou algum problema referente a saneamento, transporte, energia elétrica ou gás canalizado e não soube a quem recorrer? A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) tem como principal papel fiscalizar e regular essas áreas. Portanto, se você não conseguiu resolver alguma questão por meio do órgão responsável por esses serviços, deve e pode procurar a Ouvidoria da Arce.
Para deixar esse papel ainda mais claro e aproximar a Arce do cidadão cearense, a Ouvidoria do Entre Regulador realiza nesta sexta-feira, 20 de dezembro, a partir das 7h30, a primeira edição do “Arce na Área”, no Vapt Vupt Messejana. O Projeto foca em fortalecer o diálogo entre a Agência e a sociedade, apresentando os serviços que a Arce presta para a população, por meio de um atendimento itinerante. Essa edição será realizada em parceria com a Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará (SPS).
94.769 solicitações registradas
Ao todo, o setor de Ouvidoria da Agência Reguladora do Estado do Ceará registrou, em 2023, um total de 94.769 solicitações, entre reclamações, informações, denúncias e sugestões/críticas/elogios relacionadas às áreas de atuação. Em 2024, até o dia 1º de dezembro, esse número já atingiu o valor de 79.823 registros. Os dados referem-se às quatro áreas de atuação da Arce: saneamento, transporte, gás canalizado e energia elétrica.
Por meio de ações itinerantes em diferentes regiões da Capital Cearense, o “Arce na Área” leva informações essenciais sobre os serviços prestados para a população, orientando os cidadãos não apenas sobre seus direitos, mas também sobre seus deveres. Na oportunidade, a Agência Cearense também esclarece dúvidas pontuais do público sobre como contar com o apoio da Autarquia para garantir a qualidade e eficiência dos serviços.
Mais perto da população
Além disso, o projeto se configura como uma ferramenta de visibilidade para a Arce e uma oportunidade para ampliação do público e do atendimento, uma vez que a Ouvidoria é fundamental para garantir que a voz da população seja ouvida e considerada nas decisões da Agência, impactando diretamente no processo de regulação e fiscalização.
De acordo com a Ouvidora-Chefe da Agência, Daniela Cambraia, o “Arce na Área” visa fomentar a participação do público cearense no processo de melhoria dos serviços públicos. “Nessa ação, pretendemos informar, divulgar e atender o cidadão fora das paredes da Arce. Esse trabalho não será apenas com o público a ser atendido, mas também com quem fará o atendimento, uma vez que nossos técnicos farão palestras com os colaboradores do Vapt-Vupt sobre como a Agência atua em prol dos direitos do cidadão”, enfatizou Cambraia.
Ainda sobre o evento, o presidente João Gabriel Rocha ressalta a importância do público cearense conhecer mais sobre o trabalho realizado pela Autarquia, principalmente para melhoria dos serviços. “A iniciativa se reflete como mais um passo importante para aproximar a Arce dos cidadãos. É desejável que mais pessoas saibam que podem recorrer, e confiar, à agência estadual para demandar por serviços públicos mais eficientes”, enfatiza o Gestor.
Informações gerais sobre Ouvidoria e contatos
Saneamento, Gás Canalizado e Transporte Rodoviário Intermunicipal: 0800.275.3838;
Energia Elétrica: 0800.727.0167;
E-mail: ouvidor@arce.ce.gov.br ;
App: ConecArce (disponível na PlayStore); e
Whatsapp: (85) 98229.3093
16.12.2024
Assessoria de Comunicação
Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
Telefone: (85) 3194.5674
E-mail: imprensa@arce.ce.gov.br