Em solenidade realizada no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Agência Goiana de Regulação (AGR) recebeu, nesta quinta-feira (07), o Selo Diamante do Prêmio Goiás + Transparente, da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que coordena o Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo do estado de Goiás. Além disso, a autarquia avançou no ranking do programa, saltando da 8a posição, em 2022, para a 4a posição em 2023.
O Selo Diamante foi conferido a todos or órgãos que atenderam 100% dos critérios estabelecidos para os portais de acesso à informação, como reconhecimento ao desempenho de excelência no atendimento aos padrões de conformidade com a transparência da gestão pública. Além do Selo Diamante, para quem atendeu todos os critérios, a CGE concedeu também os selos Ouro, para quem obteve acima de 95% de atendimento, e o selo Prata, para quem ainda não alcançou esse índice.
A solenidade de entrega do Prêmio Goiás + Transparente foi presidida pelo controlador-geral Henrique Ziller e contou com a participação do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Renam Magalhães da Silva; do subcontrolador de Governo Aberto e ouvidor geral da CGE, Diego Ramalho Freitas; e pelo superintendente da Controladoria Especializada em Participação Cidadã, Leandro Monteiro dos Santos, que apresentou os resultados da primeira consulta pública do Governo Aberto.
O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, presente à solenidade, parabenizou todos os servidores da Agência que contribuíram para essa conquista e destacou a importância do prêmio para a autarquia e para o estado de Goiás. “Da mesma forma que o estado é hoje destaque nacional em transparência, a AGR tem a satisfação em contribuir para esse resultado”, disse.
A diretora de Gestão Integrada, Andrea Bonanato, afirmou que o prêmio significa muito para a AGR que é um ente regulador de serviços públicos estaduais delegados a terceiros. “Pra Agência Goiana de Regulação, alcançar o Selo Diamante significa que estamos no caminho certo voltados para atender para aqueles que mais precisam do serviço público que é o cidadão, o usuário do serviço”, pontuou.
Já o gerente de Gestão Institucional, Alexandre Ferraz, ressaltou que a obtenção do prêmio demonstra como é a equipe da AGR. “Demonstra a forma como buscamos a excelência nos nossos serviços, com qualidade e, principalmente, com transparência”, observou.
O coordenador da Secretaria Executiva de Compliance da AGR, Hugo de Assis Furtado, recebeu o prêmio que coroou todo o esforço da Agência em conseguir a conformidade necessário ao portal de acesso à informação no site da AGR. Para ele, essa conquista é de todos. “Esse prêmio é o reflexo da participação coletiva de diversas unidades da AGR que contribuíram com informações para a página de acesso à informação, a agenda de autoridades, os atendimentos de ouvidoria que é um canal importante de comunicação do cidadão com a autarquia”, disse.
Participaram, ainda, da entrega do Prêmio Goiás + Transparente, integrantes da equipe da Coordenação de Aquisições da AGR: Gustavo Esteves Kossa, Gabriel Medeiros, Sílvio Bonifácio e Liziana de Sousa, e os servidores Maria de Fátima Salm e Francisco Modesto Gomes, da Tecnologia da Informação, que estão entre tantos que contribuíram para o alcance do resultado.