A AGERGS está entre órgãos e entidades agraciadas com o Selo de Integridade para Órgãos da Administração Pública Estadual. Lançado pelo Comitê de Integridade Pública (CIP) do Estado do Rio Grande do Sul, o Selo é um reconhecimento pelo cumprimento integral de critérios considerados essenciais em prol de uma administração pública mais íntegra e transparente.
Foram contemplados com o Selo os órgãos e entidades que demonstraram seu compromisso com a promoção de práticas éticas, transparentes e eficazes na gestão pública, de acordo com o estabelecido pelo Sistema e pela Política de Governança, Gestão e Integridade. A chancela também é concedida pelo reconhecimento do esforço contínuo em fortalecer a governança e promover a integridade no setor público.
Na AGERGS, o comitê indicado pela Conselheira-Presidente, Luciana Luso de Carvalho, é composto de servidores de diversas áreas da casa, sob a coordenação do Conselheiro Marcelo Spilki.
Para Spilki, a distinção reforça o compromisso da AGERGS com a integridade, destacando que “os agentes públicos estaduais devem primar pela transparência e pela ética de suas ações, atuando continuamente para coibir a corrupção no serviço público”.
O Programa Gaúcho de Governança e Integridade engloba um conjunto de medidas institucionais que buscam prevenir, detectar e punir práticas de corrupção, irregularidades e desvios de ética e de conduta na administração pública estadual, explica o Auditor da CAGE, Álvaro Luís Gonçalves Santos, Presidente do Comitê de Integridade Pública – CIP/RS, que acompanha a implantação do programa na AGERGS.