Atendendo à tríade: informação, diálogo e participação social, a Agenersa avança em melhorias na prestação de serviço digital ao cidadão e no fortalecimento da transparência da instituição. Esta política tem sido implementada por meio da adoção de uma abordagem aberta e orientada aos usuários dos serviços públicos, transformações processuais e operacionais.
Entre os destaques estão: criação do mapa interativo disponibilizado no site que simplifica o acesso do usuário à informação da concessionária correspondente ao município pesquisado; diversidade de canais para contatar a ouvidoria, inclusive por WhatsApp; divulgação de informações de utilidade pública pertinentes aos assuntos regulados pela agência de forma rápida e dinâmica por meio do portal da agência e das redes sociais, além do acesso facilitado aos processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
As ferramentas de comunicação, além de contribuir para garantir o cumprimento dos direitos do cidadão no acesso à informação, asseguram também a agência, enquanto entidade pública, o cumprimento do dever de prestar contas das atividades realizadas com transparência e lisura. Dessa forma, o uso da tecnologia contribui com a geração de confiança pública e bem-estar social.
O trabalho desenvolvido pela Agenersa está alinhado com as diretrizes estabelecidas no Plano Estratégico e Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PEDTIC), instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI. Inclusive o Proderj, dezembro passado, elevou a nota de satisfação ao plano apresentado pela agência de 4,17 para 9,17, aumento de 120% em comparação ao ano de 2022.
“Estamos trabalhando para a modernização dos serviços prestados pela Agenersa, aliando inovação e tecnologia, e empenhados em facilitar a vida do cidadão, desburocratizando processos por meio da disponibilização de serviços digitais”, explicou a assessora-chefe da Assessoria de Informática da agência, Michelle Rodrigues.
Nesse sentido, comprometida em prestar um serviço mais transparente e eficiente ao cidadão fluminense, a Agenersa iniciou a digitalização de documentos, que está sendo realizado por meio de empresa especializada. O objetivo é que até o final de 2025 todos os processos estejam digitalizados e em formato pesquisável, o que permitirá fácil acesso a qualquer informação presente nos registros físicos através de um acervo digital.
A Agenersa reafirma seu compromisso em melhorar continuamente a qualidade dos serviços públicos prestados, unindo inovação e tecnologia às ações de regulação e fiscalização da agência com transparência e responsabilidade.