A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação de Goiânia (AR), realizou visita técnica à obra de ampliação do Centro de Reservação Vila Cristina (CR Cristina) para verificar a fase final de execução da implantação do reservatório de 10.000m3. Em outras duas frentes de trabalho acontece a implantação da Adutora, com extensão de 4.793m, passando pelos setores Goiânia II e Urias Magalhães, que interligará o CR Cristina à adutora João Leite.
Iniciadas em janeiro de 2023, essas três frentes tratam-se de parte das obras de conexão ao Sistema de Abastecimento de Água Mauro Borges, avaliada em R$ 8,1 milhões, cujo objetivo é ampliar a eficiência do sistema de abastecimento da região. Finalizado tudo, beneficiará, aproximadamente, 840 mil pessoas e proporcionará maior flexibilidade operacional, além de segurança hídrica, evitando intermitências no abastecimento de água atendido pelo sistema Meia Ponte no período de estiagem.
“Todas as obras de melhoria e ampliação do abastecimento de água e esgotamento sanitário estão incluídas no Plano de Gestão do Prestador (PGP) e são executadas pela Saneago. Enquanto entidade reguladora da prestação dos serviços de saneamento básico em Goiânia, a AR acompanha e fiscaliza o cumprimento do PGP, de modo a garantir que toda a população da Capital tenha acesso aos serviços de saneamento.” afirma o presidente da AR, Hudson Novais.
Sobre a conexão
O projeto de conexão do Sistema de Abastecimento de Água Mauro Borges ao Centro de Reservação Cristina foi selecionado pelo Programa Avançar Cidades e anunciado, no dia 17 de dezembro de 2021, em solenidade no Paço Municipal, pelo prefeito Rogério e pelo então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Os recursos são oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).