A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) marcou presença no lançamento da Semana Nacional do Trânsito 2024, na segunda-feira (16/9), no Ministério dos Transportes (MT). A entidade foi representada pelo secretário-executivo da Câmara Técnica de Transporte, Logística e Segurança Viária (CTTRANS), Vinícius Dantas, que também integra a Câmara Temática de Educação para o Trânsito (CTEDUC), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), indicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Durante o evento, que teve a participação de diversas autoridades e stakeholders do setor, foi anunciada a frase tema para o trânsito em 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, que reforça a importância da segurança no trânsito, o compromisso com a vida, no sentido de se evitar a pressa e o deslocamento em altas velocidades. De acordo com o representante da ABAR, Vinícius Dantas, o “evento reforçou a relevância da colaboração entre os setores público e privado para garantir um trânsito mais seguro e humanizado”, disse.
Além do lançamento da Semana Nacional do Trânsito 2024, o representante da Senatran, Daniel Mariz, e o representante da WRI-Brasil, Bruno Rizzon, apresentaram a coleção “Boas Práticas em Segurança do Trânsito”, destacando estudos técnicos que apresentam medidas para a promoção de um trânsito mais seguro e eficiente. A publicação “Guia de Medidas de Moderação de Tráfego” é o primeiro da coleção. Foi elaborado em parceria da Senatran, Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, do WRI Brasil e da Vital Strategies.
Participaram da cerimônia o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Trânsito, Danilo Oliveira Costa; o secretário-executivo da ABDER, Rui Vieira; a presidente do Cetran-MS, Regina Maria Duarte; o presidente da Associação Nacional dos Detrans, Givaldo Vieira; a diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Letícia de Oliveira Cardoso; o diretor-Presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o diretor-Executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alberto Raposo Neto; e o executivo da Honda/Japão, Koji Maehara.