Buscar parceiros para lançar um curso em nível de pós-graduação em transporte multimodal e desenvolvimento sustentável foi o objetivo que levou a ABAR a São Paulo, onde o presidente Vinícius Benevides debateu na terça-feira (5/3) com representantes dos Países Baixos uma proposta de cooperação. A ideia é potencializar a parceria entre o Porto de Pecém, no Ceará, e a Green Ports Parternership, uma iniciativa neerlandesa que reúne cerca de 30 agentes públicos e privados com excelência nas áreas de meio ambiente e logística.
Além do presidente Benevides, representaram a ABAR no encontro o coordenador da Câmara Técnica de Transportes e Logística (CTTrans), Murilo Leal, e o secretário-executivo da CTTrans, Júlio Ramos. Da delegação dos Países Baixos, nome oficial da Holanda, fizeram parte representantes de alguns integrantes do Green Ports Parternership, como o Porto de Roterdã, HydroVolta BV, Nestra BV, STC Next, Stinis Holland BV e a Associação de Fornecedores Holandeses na Indústria de Energia Offshore (IRO).
Segundo o representante da ABAR que conduziu a apresentação, Júlio Ramos, a ideia é unir instituições especializadas em capacitação dos dois países para qualificar não apenas reguladores brasileiros, mas representantes de organizações públicas e privadas, brasileiras e neerlandesas. Participaram da reunião entidades de ensino brasileiras, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), representado por sua vice-reitora, professora Emília Villani, e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A STC Next é uma empresa dos Países Baixos especializada na formação continuada de profissionais para os setores de transportes, logística e navegação.
Com a experiência acumulada na atividade portuária, ao longo de séculos, aliado ao conhecimento de ponta em sustentabilidade, os integrantes do Green Ports Parternership poderão ampliar os laços econômicos com o Brasil enquanto contribuem para a formação de especialistas no país. “A ideia é que a parceria possa fomentar o desenvolvimento de estudos técnico-científicos no país. Já estabelecemos um calendário para reuniões e, se tudo der certo, poderemos lançar um curso no segundo semestre de 2024”, afirma Ramos, que também atua como assessor técnico para a inovação e sustentabilidade no transporte rodoviário e multimodal de cargas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Além de promover a capacidade institucional das agências reguladoras, a parceria poderá desenvolver outros setores produtivos do Brasil. Os benefícios podem se estender além dos setores de transportes e logística, mais identificados com a atividade portuária, como as tecnologias de energia verde. “O foco inicialmente é no transporte multimodal, mas também abordaremos aspectos ambientais, sociais e de governança”, diz o representante da ABAR nas tratativas, Júlio Ramos.
Adesão
A assinatura da parceria entre o Porto de Pecém e a Green Ports Partnership, aconteceu durante a Conferência Mundial do Hidrogênio 2024. Na terça-feira (5/3), em São Paulo, foi a vez de o governo brasileiro e das agências reguladoras federais aderirem à iniciativa. Durante uma cerimônia na Feira Intermodal South America 2024, com a presença do presidente da ABAR, Vinícius Benevides, uma declaração conjunta de Parceria Público-Privada foi assinada por representantes do Brasil e dos Países Baixos.
Benevides expôs na reunião as atividades da ABAR, ressaltando a sua abrangência ao reunir 72 agências reguladoras nacionais e infranacionais, que juntas regulam 40% da economia brasileira, descrevendo a experiência da ABAR em capacitar reguladores, tendo participado, em 2023, cerca de 10.000 pessoas nos diversos eventos organizados pela Associação. O dirigente da ABAR destacou também os acordos de cooperação firmados com organizações de renome mundial, como a Escola de Regulação de Florença (FSR), o Centro de Pesquisa de Serviços Públicos (PURC) da Universidade da Flórida, o Office International de l’Eau (OiEau) e o Centro Internacional de Lisboa para a Água (LIS-Water).
Pelo Brasil, assinaram a declaração conjunta o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a diretora de Programa da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Amanda Seabra; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; o diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; e o presidente da INFRA S/A, Jorge Bastos. Representando o Reino dos Países Baixos, assinaram o documento o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons; o Embaixador do país no Brasil, André Driessen; e o oficial do Programa de Promoção Comercial (ICEP), da Agência Empresarial dos Países Baixos (RVO), Edu Willemse.