A Folha de São Paulo noticiou nesta quinta-feira (28/12) a ampliação do quadro associativo da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), com a entrada das novas associadas: a Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O colunista do Painel S.A., Julio Wiziack, destacou a relevância econômica da ABAR, que, com suas 72 integrantes, regula um mercado que responde por mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além da importância política das novas associadas federais nos debates públicos da atualidade.
Confira na íntegra, a nota do Painel S.A. da Folha de São Paulo.
Folha de S.Paulo – 28/12 – Associação das agências ganha reforço – https://is.gd/FpcRFr
A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) ganhou três integrantes de peso. Com a adesão da ANM (Agência Nacional de Mineração), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a entidade agora conta com 72 integrantes.
Deste total, sete agências são federais. Juntas, elas respondem por um mercado que movimenta 40% do Produto Interno Bruto (PIB).
As três agências estiveram no epicentro de discussões e negócios importantes no primeiro ano do mandato do presidente Lula.
Coube à ANM monitorar o acidente da mina de sal-gema da Braskem, que afundou o solo de bairros de Maceió (AL). A ANS atuou em meio a uma operação “caça às bruxas” de planos de saúde para estancar esquemas de fraudes com despesas médicas. A ANTT liberou o novo marco do transporte terrestre interestadual de passageiros.
Fonte: Folha de S.Paulo