Workshop debate segurança operacional e meio ambiente para instalações terrestres

81

A ANP realizou naquarta-feira (6/7) o VI Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente para Instalações Terrestres (VI SOMAT). O evento híbrido contemplou apresentações presenciais e por meio de vídeo, dentro da programação do Mossoró Oil & Gas Expo, no Rio Grande do Norte.

No workshop, a ANP apresentou os principais aspectos relacionados à segurança operacional dos ativos terrestres, considerando o contexto de cessão de direitos, com a intensificação das ofertas permanentes e do desinvestimento da Petrobras. Também foi feita uma análise de desempenho de segurança das atividades de exploração e produção, bem como debatidos os principais desafios futuros.

As apresentações realizadas pela ANP expuseram temas como o futuro da regulação de segurança em campos terrestres; o status da revisão do arcabouço regulatório de Segurança Operacional; a importância dos estudos de risco; planos de respostas a emergências; melhores práticas de segurança na transferência de ativos; integridade de poços; gestão de barreiras de segurança; descomissionamento; e orientações e esclarecimentos sobre as comunicações de incidentes ocorridos em áreas terrestres.

Veja as apresentações realizadas no workshop