A cidade de Fortaleza (CE) foi palco do VIII Congresso Brasileiro de Regulação realizado no período de 19 a 23 de agosto. A oitava edição foi um sucesso, com índice de satisfação de quase 92%, foi o que apontou a pesquisa de satisfação realizada durante o evento.
Em paralelo aconteceu a 2ª Expo/ABAR, ampla mostra de infraestrutura e indústria reguladora que, aberta á sociedade, se constituiu num espaço privilegiado para interação entre atores envolvidos com tema regulatórios, entre si e com os visitantes.
Mais de mil pessoas tiveram a oportunidade de assistirem apresentações de boas práticas regulatórias e conferências com palestrantes nacionais e internacionais. O evento começou com homenagens a todos os participantes. Cada um dos 35 expositores recebeu do presidente da ABAR, José Luiz Lins dos Santos, placas de agradecimento.
Participaram da solenidade de abertura do evento o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, do Subchefe de análise e acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Alberto dos Santos e do Presidente da Associação de Entes Reguladores de Água Potável e Saneamento das Américas – ADERASA, Andrés Mendoza Paladines.
Vários temas estiveram em pauta durante o congresso, nas áreas de Saneamento Básico, Recursos Hídricos, Transporte e Logística, Energia Elétrica, Petróleo, Combustíveis e Gás Natural Canalizado, além de outros ligados a atividade regulatória. Temas importantes para o Nordeste como a transposição do Rio São Francisco também estiveram em pauta nos painéis.
Uma das principais palestras foi sobre o Novo Marco Regulatório dos Portos, com a presença do ministro Leônidas Cristino. Outro tema relevante discutiu a regulação de resíduos sólidos que contou com o relato de experiências internacionais, com a participação de especialistas de Portugal, Espanha e Colômbia.
Os alunos da Universidade Federal de Fortaleza (UFC), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), também puderam acompanhar as palestras, debates e apresentação dos trabalhos técnicos que foram apresentados no segundo dia do Congresso. Ao todo foram inscritos 65 trabalhos orais e 40 pôsteres.
Um dos ponto alto da programação foi à presença da jornalista Salete Lemos que intermediou o debate, em sistema de talk show, sobre o panorama nacional da regulação. Durante o evento, a jornalista elogiou o congresso e destacou que ele está acontecendo em um momento importante do cenário nacional. Segundo a jornalista, o tema regulação é muito importante e comentou que o assunto ainda não é muito discutido no Brasil, principalmente pela mídia e, portanto, parabenizou a iniciativa da ABAR de trazer temas relevantes para a sociedade.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR – organizadora do evento, José Luiz Lins, também é de grande importância que a população conheça melhor a atividade reguladora para que possam exigir um maior desempenho de empresas prestadoras de serviço. “Sem dúvida o conhecimento público também é um dos maiores desafios do setor. Somos supervisores de serviços públicos, como, por exemplo, telefonia, energia e gás canalizado; obras de infraestrutura, como as de rodovias e aeroportos; e atividades econômicas, tal qual a exploração de petróleo. São áreas que impactam bastante a vida das pessoas”, ressalta.
O jantar de confraternização se constituiu em ponto alto do evento, levando todos a contagiante animação com apresentações artístico-culturais regionais.
Ainda durante a realização do congresso, foi decidida em assembleia, a cidade que ira receber a próxima edição desse evento em 2015. Belém do Pará foi escolhida para sediar o IX Congresso da ABAR. Tendo como agência anfitriã a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará- ARCON
O conteúdo do congresso foi bastante diversificado, alcançando todos os temas relevantes da regulação, tanto nos aspectos transversais quanto setoriais. O evento é realizado pela ABAR e acontece a cada dois anos.