Valorização energética dos resíduos sólidos e os aspectos regulatórios envolvidos

121

A valorização energética dos resíduos sólidos e os aspectos regulatórios envolvidos foi o tema do webinar realizado pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) no último dia 23 de agosto, que contou com cerca de 80 participantes. Na abertura do evento online, o presidente da ABAR, Vinícius Benevides, destacou a importância do tema, que conecta dois setores da infraestrutura, saneamento e energia.

“O Brasil demanda melhorias no tratamento e destinação dos resíduos sólidos urbanos. E sabemos que a energia contida nos resíduos sólidos pode ser liberada por meio de diferentes tecnologias. Esta discussão é extremamente oportuna. Precisamos implementar os marcos legais que ligam esses dois setores e trabalhar pela harmonização entre eles”, comentou Benevides.

O webinar foi moderado pela Superintendente de Resíduos Sólidos, Gás e Energia da Adasa e Coordenadora do Grupo Técnico de Resíduos Sólidos da Câmara Técnica de Saneamento (CTSan) da ABAR, Élen Dânia dos Santos.

Participaram, como palestrantes: a consultora em Aproveitamento Energético de Resíduos e Efluentes do Instituto 17/Projeto Brazil Energy Programme (BEP), Vanice Nakano (“Aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos”); o superintendente de Relações Institucionais da Orizon Valorização de Resíduos, Johny Teixeira (“Unidade de Recuperação Energética (URE) de Barueri: Aspectos técnicos e de sustentabilidade econômico-financeira”); e o Gerente Executivo da Secretaria Executiva de Leilões na ANEEL, André Patrus Ayres Pimenta (“Leilões de energia com geração a partir dos resíduos sólidos e biogás: aspectos regulatórios, resultados e perspectivas”).

Assista à íntegra do webinar