Três novos cursos confirmados no Calendário ABAR para o primeiro semestre

82

A ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) já confirmou mais três cursos no calendário deste primeiro semestre voltados ao aprimoramento da atividade regulatória. São dez, até o momento, as oportunidades oferecidas entre fevereiro e junho, considerando também os seis cursos anunciados anteriormente e o especial Regulatory Delivery, uma parceria da ABAR com a Escola de Regulação de Florença (FSR), pela primeira vez oferecido em Português. Todos os cursos serão oferecidos na modalidade online e tem inscrições grátis para associados ABAR.

CONFIRA AS NOVAS OPÇÕES

Hidráulica e Controle de Perdas para Prestadores e Reguladores – Será ministrado nos dias 6 e 7 de abril, das 8h às 12h, e apresentará os conceitos gerais de pressão e vazão quanto ao retorno factível em termos volumétricos e econômicos dos programas de controle de perdas. Os participantes terão acesso a noções gerais de hidráulica e operação de sistemas de abastecimento de água, de forma a dar suporte às atividades de fiscalização e regulação das ações de controle de perdas realizadas pelos prestadores de serviços de saneamento.

O curso terá como instrutor o engenheiro Daniel Manzi, doutor em Engenharia Hidráulica pela Unicamp e atual Coordenador de Regulação da ARES-PCJ.  Manzi é autor do livro “A Hidráulica de todo dia no Saneamento” (Editora Appris), lançado recentemente com a missão de ajudar os prestadores de serviços em suas tarefas diárias. Podem se inscrever servidores técnicos e analistas, coordenadores, gerentes e diretores dos prestadores de serviços e das agências reguladoras de água e esgoto tanto de empresas públicas quanto privadas.

Eficiência Energética e Modelagem Hidráulica para Prestadores e Reguladores – Também a cargo do engenheiro Daniel Manzi, será oferecido no dia 16 de junho, de 8h às 12h, com foco em noções gerais de eficiência energética e modelagem hidráulica em sistemas de água e esgoto. O objetivo, assim como no curso anterior, é dar suporte às atividades de fiscalização e regulação por parte dos prestadores de serviços de saneamento, incluindo exemplos de ações administrativas e operacionais e resultados esperados.

Auditoria Interna Governamental – Acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, de 8h às 12h, com foco na apresentação da estrutura, das normas e dos princípios da auditoria governamental, oferecendo noções básicas do processo de auditagem. O instrutor, Lincoln Teixeira de Farias, é Mestre em estudos Anticorrupção pela Academia Internacional Anticorrupção de Viena, com ampla experiência em controle interno, e foi um dos idealizadores do Programa Mineiro de Promoção da Integridade e desenvolvedor da “Campanha Corrupção Aqui Não”.

Confira o Calendário de Cursos ABAR e faça sua inscrição