Superintendente da ANTAQ profere palestra na Escola de Guerra Naval

538

O superintendente de Navegação Marítima e de Apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), André Arruda, proferiu a palestra “A Marinha Mercante Brasileira”, durante seminário realizado no último dia 4, na Escola de Gerra Naval, no Rio de Janeiro.

O evento fez parte da programação dos cursos de Comando e Estado-Maior para oficiais superiores e de Política e Estratégia Marítima. Arruda falou sobre a regulação do transporte aquaviário, o mercado de transporte marítimo mundial e o transporte aquaviário brasileiro (marcos regulatórios e organização do setor; situação da frota mercante brasileira; instrumentos de desenvolvimento; navegação de cabotagem e perspectivas).

Arruda defendeu uma maior participação da cabotagem na matriz brasileira do transporte de cargas. “A extensa costa marítima, dotada de portos públicos e terminais privativos em processo de modernização e ampliação; a concentração ao longo da costa dos setores produtivo e consumidor brasileiro; os investimentos na infraestrutura de transportes terrestres possibilitando o desenvolvimento do transporte multimodal porta-a-porta; e a modernização das EBN na prestação de serviços de transporte multimodal com enfoque logístico integrado fazem da cabotagem a opção mais eficiente e barata para o transporte de cargas no país”, destacou.

Fonte: ANTAQ