Startup brasileira vence programa de inspeção de redes da Iberdrola

19

Empresa terá direito de testar sua solução em projeto piloto na Neoenergia

Uma empresa brasileira, a Concert Technologies, venceu um programa internacional, da espanhola Iberdrola, controladora no Brasil da Neoenergia, que premiou soluções inovadoras em detecção de iluminação pública e de cabeamento de redes de distribuição e transmissão. O vencedor recebe apoio técnico e financeiro para criar projeto piloto para testar a tecnologia desenvolvida nas empresas da Iberdrola – no caso da brasileira, a experiência será na Neoenergia.

Com quase 50 propostas, que vieram de 17 países, a solução da Concert é uma plataforma chamada Imagery, que digitaliza as atividades de inspeção visual da rede de distribuição e linhas de transmissão de energia elétrica. O sistema utiliza sensoriamento remoto e se baseará em duas soluções: uma câmera 360° e um sensor laser, ambos acoplados a um veículo que fará a inspeção em campo.

A câmera registra as imagens, com mimetismo do conseguido pelo olho humano, e o sensor faz o mapeamento por nuvens de pontos, tecnologia que garante precisão no processamento dos dados. Com essas ferramentas, é possível comparar os dois formatos e identificar qual o mais eficiente. De início, haverá projeto piloto em duas cidades pernambucanas – Paulista e Moreno – com previsão de conclusão em seis meses.  

Após a coleta realizada em campo, a empresa faz o processamento digital das imagens, utilizando algoritmos de inteligência artificial que identificam os objetos e os classificam, extraindo informações como a potência e tipo da lâmpada, assim como os pontos de uso mútuo, indicando quantidade e empresas proprietárias. Uma vez os objetos classificados, aplica-se um algoritmo de intersecção fotogramétrica para determinação da localização.

Na última etapa do processo de análise automática das imagens, os objetos identificados e classificados são confrontados com a base de dados da companhia, permitindo uma rápida identificação de inconsistências cadastrais.