Santarém firma compromisso com ANTAQ para adoção de coleta seletiva nas embarcações

643

Um documento intitulado “Carta de Santarém” foi assinado pela Prefeitura de Santarém com a Agência Nacional de Transportes Aquaviárias (Antaq) na última quinta-feira (27), como forma de somar forças para que seja adotada a coleta seletiva de resíduos sólidos em todas as embarcações de transporte de passageiros e cargas que utilizam os terminais de Santarém, oeste do Pará. A carta foi assinada na abertura do 1° Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia “Rio Limpo, Amazônia Viva”.

Pela prefeitura assinou a carta o prefeito Nélio Aguiar, e pela Antaq, seu presidente Adalberto Tokarski. Isso quer dizer que ambos se comprometem com o disposto no plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os requisitos de prestação de serviço adequado.

Durante sua fala, o diretor geral da Antaq informou que os estudos na região ocorrem desde 2012 com intuito de conhecer as particularidades do transporte fluvial e empreender ações no sentido de assegurar um serviço de qualidade, com regularidade, segurança, conforto e que ao mesmo tempo possa minimizar possíveis impactos ao meio ambiente.

Para o prefeito Nélio Aguiar é uma honra para Santarém ser o projeto piloto. O gestor municipal destacou o significado de firmar um compromisso que visa a conscientização ambiental e preservação dos nossos rios. “Nos últimos anos tem aumentado o número de passageiros que usam o transporte fluvial, o que fez aumentar também a produção de resíduos. Precisamos primeiro de uma boa coleta para evitar que o lixo seja jogado diretamente nos rios”, disse o prefeito.

Leia mais aqui.